No domingo (19/06) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) iniciou o cadastramento do PTR das pessoas atingidas de Pompéu e Curvelo (Região 4) no Programa de Transferência de Renda (PTR). A primeira comunidade a receber a equipe da FGV para realizar os novos cadastros foi Cachoeira do Choro, em Curvelo.
O início dos novos cadastros foi anunciado na terça-feira (14/06) pela FGV, que foi escolhida pelas Instituições de Justiça para a gestão dos recursos do PTR. Desde novembro de 2021, a instituição é responsável por analisar os pedidos de entrada no programa, a partir de critérios estabelecidos pela Justiça, e também avaliar situações de suspensão e bloqueio do benefício realizados pela Vale na época do Pagamento Emergencial (antigo nome do benefício). É também atribuição da FGV realizar os pagamentos para as pessoas atingidas.
O Programa de Transferência de Renda é um auxílio pago às pessoas prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, e é parte do acordo assinado entre as Instituições de Justiça e a mineradora. O valor mensal do programa é de 1/2 (meio) salário mínimo por adulto, 1/4 de salário mínimo por adolescente e 1/8 de salário mínimo por criança.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, as datas de cadastramento nas comunidades serão divulgadas em breve e informadas às comunidades.
O Guaicuy reitera o compromisso com as pessoas e comunidades assessoradas pelo Instituto, por isso, tem cobrado constantemente da FGV o início do cadastramento em todas as comunidades nas regiões em que atua.
• CPF
• Documento de identificação com foto
• Comprovante de conta bancária
• Comprovante de que estava no território na data do rompimento da barragem (25/01/2019)
• Menores podem usar o CPF dos pais ou responsáveis e a Certidão de Nascimento junto ao documento dos pais ou responsáveis.
Além disso, FGV disponibiliza os seguintes canais para informações sobre o PTR:
• Site: www18.fgv.br/ptr
• E-mail: pagamentoptr@fgv.br
• Telefone: 0800 032 8022
Para mais informações, ligue ou mande mensagem para o Guaicuy: (31) 97102-5001.
Não consigo ter contato com o departamento responsável de felixlândia.
Preciso do meu benefício!
Oi Washington, tudo bem? Todo o processo de cadastramento é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, mas pode entrar em contato com o Whatssap para as pessoas atingidas da área 5 que vamos te ajudar como possível! O número é (31) 97102-5001