Instituto Guaicuy

Recadastramento de bloqueados do PTR: 5 informações importantes

1 de abril, 2022, por Instituto Guaicuy

O Programa de Transferência de Renda (PTR) é um valor pago mensalmente às pessoas atingidas ou prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale. O programa substitui o Pagamento Emergencial desde novembro de 2021 e é gerido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No dia 25 de março de 2022, a FGV informou o início do recadastramento das pessoas que tiveram o Pagamento Emergencial bloqueado ou cortado. Assim, todas as pessoas que já se enquadram nessa condição devem realizar o recadastramento. 

Cinco informações sobre o recadastramento de bloqueados:

Programa de Transferência de Renda
Equipe do Guaicuy divulga informações sobre o recadastramento de pessoas que tiveram o benefício bloqueado.
  1. Preciso me recadastrar agora?

DEPENDE. Se você já recebeu pelo menos uma parcela do Pagamento Emergencial e teve o pagamento bloqueado/interrompido posteriormente, você se enquadra no perfil de “PESSOAS BLOQUEADAS” e pode se recadastrar agora.

Para as pessoas que já  realizaram o cadastramento do antigo Pagamento Emergencial mas tiveram o pedido negado junto à Vale S.A ou para novos pedidos (incluindo pessoas da área 5), o cadastramento do PTR ainda não começou.

Importante ressaltar que o  recadastramento e o cadastramento estão sendo feitos pela FGV em etapas. 

  1. Como é feito o recadastramento? 

O recadastramento pode ser feito no Portal do PTR – www.fgv.br/ptr. O requerente deverá acessar a área “Meus Benefícios” com o número do CPF, atualizar os dados pessoais, dados referentes ao critério (territorial, Povos e Comunidades Tradicionais e outros), dados bancários e anexar toda documentação solicitada para comprovar as informações fornecidas: documentos pessoais, comprovação de núcleo familiar e comprovação de residência na localidade na época do rompimento (25 de janeiro de 2019).

A FGV informou que disponibilizará postos de atendimento presenciais, porém ainda não divulgou o cronograma.

  1. A quem recorrer, caso precise de ajuda?

Você pode buscar ajuda e informações sobre o cadastramento e recadastramento junto à Fundação Getúlio Vargas por meio do telefone 0800 032 8022 e do site www.fgv.br/ptr. Pode também procurar o Instituto Guaicuy pelo telefone (31) 9 7102 5001 ou nas sedes mediante agendamento.

IMPORTANTE: a responsável pelo cadastramento é a FGV. O Guaicuy apenas assessora as pessoas atingidas.

  1. Quais documentos preciso ter em mãos para fazer o cadastramento ou recadastramento?

Para realizar o recadastramento e cadastramento do PTR é necessário a apresentação de documentos pessoais (CPF e documento com foto), comprovação do núcleo familiar e algum dos documentos listados no manual de critérios e que comprove a residência na localidade atingida até a data do rompimento. 

  1. Povos e comunidades tradicionais

Para os requerentes que se enquadram neste critério, a exemplo dos indígenas e quilombolas, será utilizado o protocolo de consulta a ser dialogado com cada comunidade específica.

FIQUE DE OLHO nos grupos de informes do Guaicuy e no site da FGV. Assim que tiver início o cadastramento para os novos grupos iremos dar ampla divulgação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!