Instituto Guaicuy

Regularização Fundiária: procurador-geral de Pompéu participa de reunião em Fazendinhas Baú

16 de março, 2022, por Christiano Amaral

A reunião sobre a questão da regularização fundiária ocorreu no sábado (05) e contou com a presença de equipes do Guaicuy: Coordenação de Campo, Direitos das Pessoas Atingidas, Acolhimento, Articulação Institucional Territorial e Comunicação. Assim como a presença do procurador-geral do Município de Pompéu, Rafael Rocha, e as pessoas atingidas da comunidade. 

Foto: Tainara Torres/Instituto Guaicuy.

O objetivo foi dialogar sobre esse tema que é muito importante para as pessoas atingidas. “Fazendinhas Baú é uma comunidade que tem uma série de problemas em relação à falta de acesso à água e à energia elétrica e que há muito tempo vem de uma relação conflituosa com a empresa que loteou os terrenos e que se agravaram depois do crime da vale no rio Paraopeba.” explica Mathias Botelho, da equipe da coordenação de campo do Instituto Guaicuy. 

Durante o encontro, o procurador-geral do município de Pompéu, Rafael Rocha, explicou sobre o processo de regularização junto ao poder público municipal e qual sua importância para quem vive no território.  “Foi muito importante a reunião de hoje sobre regularização, porque eu resido aqui no Baú e a gente tem muita falta de luz e água. A gente estava perdido nisso e na televisão sempre passa que a iluminação em qualquer situação independente do lugar é para ter iluminação.” conta Claudina, moradora de Fazendinhas Baú. 

Veja mais imagens da reunião:

Na maior parte da atividade o espaço foi aberto para que as pessoas atingidas pudessem tirar dúvidas com o procurador sobre demandas que envolvem a normalização dos terrenos. Dentre elas, a validade dos contratos entregues pela empresa responsável pelos loteamentos da comunidade, as modalidades do Reurb que poderiam facilitar o processo de regularização e a situação atual das propriedades do território. 

“A comunidade demandou em várias reuniões de núcleo e conversas que o Guaicuy dialogasse com o poder público para tentar resolver essa questão. Hoje tivemos a felicidade de trazer aqui o Procurador Geral do Município de Pompéu para tirar dúvidas sobre o processo de regularização fundiária que é uma das principais maneiras da comunidade poder acessar esses serviços básicos que são a energia elétrica e a água. Isso com certeza vai dar uma vida mais digna para as pessoas e fortalecer a comunidade nesta luta tão importante pela reparação do crime da Vale no rio Paraopeba”, completa o mobilizador. 

Assista ao vídeo do encontro: 

Entenda mais sobre a Regularização Fundiária

A Regularização é um direito tanto para áreas urbanas quanto rurais. Trata-se de um processo muito importante e que garante que as pessoas que vivem nos terrenos irregulares possam ter uma segurança sobre as terras, terrenos, casas e atividades que realizam com elas. Ter o terreno regularizado pode auxiliar em situações como financiamentos bancários, participação em programas sociais, manutenção e defesa de direitos.

É fundamental saber que o poder público municipal ou estadual pode colaborar para a efetivação do processo de regularização como forma de garantir serviços básicos como saneamento básico, acesso à água e energia elétrica. Além disso, a regularização  impacta na participação em financiamentos bancários, programas sociais, manutenção e defesa de direitos.

Quer saber mais sobre o tema? Escute também o nosso programa de rádio Águas Gerais

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!