Na última rodada dos 3º Encontro de Comissões de Pessoas Atingidas, realizada em Curvelo nos dias 24 e 25/8 (Região 4), e nos dias 31/8 e 1/9 (Região 5), o Instituto Guaicuy deu mais um passo em seu esforço de transparência em relação ao trabalho realizado com o lançamento do “Trajetória: Relatório Anual de Atividades da ATI Paraopeba em 2023”.
O relatório, que teve sua versão impressa distribuída nos encontros e agora também está disponível em formato digital, marca uma nova fase para o Instituto. Até agora, a atuação da Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba já era demonstrada tanto para as Instituições de Justiça quanto para a auditoria que acompanha o trabalho, realizada pela Ernst & Young, em uma prestação de contas trimestral, disponibilizada em nosso site. No entanto, esta é a primeira vez que as principais realizações e desafios da ATI são consolidadas em um documento anual, oferecendo uma visão abrangente da nossa trajetória junto às pessoas atingidas ao longo do ano.
O material tem um valor documental significativo, pois se dedicou a explicar detalhadamente como é a atuação da ATI, além de oferecer um breve resumo dos principais acontecimentos relativos ao processo de reparação desde o rompimento da barragem da Vale sobre o Rio Paraopeba, em Brumadinho. Esse contexto é fundamental para que o relatório anual de atividades, antes de se aprofundar nos resultados e desafios específicos de 2023, consiga situar as pessoas que estão lendo sobre a evolução do processo de reparação.
“Foi realizado um esforço especial na produção deste relatório para garantir que ele seja acessível e compreensível. Mas ele também procura ser um instrumento para divulgação de todo trabalho realizado pela ATI com as pessoas atingidas. Dessa forma, buscamos aumentar a visibilidade da luta das pessoas atingidas, demonstrando qual é o papel que a assessoria técnica desempenha no apoio a esse movimento”, enfatiza o coordenador editorial do relatório, Thiago Morais, que também é coordenador de Tecnologia, Monitoramento e Avaliação no Guaicuy.
A publicação do “Trajetória: Relatório Anual de Atividades da ATI Paraopeba em 2023” reflete o compromisso do Instituto Guaicuy com a transparência e a prestação de contas, reforçando nosso compromisso na execução das atividades acordadas em nosso Plano de Trabalho e demonstração da seriedade da atuação da assessoria.
Para acessar a versão digital do relatório e conhecer mais de perto os acontecimentos que marcaram o ano de 2023, é só clicar aqui.
Imagem: Daniela Paoliello/Guaicuy.
O que você achou deste conteúdo?