Instituto Guaicuy

Pessoas atingidas pela Vale se reúnem com o juiz na terça (14) para debater danos individuais

13 de março, 2023, por Christiano Amaral

Representantes das pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale, das Instituições de Justiça (IJs), das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) irão se reunir com o juiz Murilo Silvio de Abreu às 10h da terça-feira (14/3), na capital mineira. Murilo é juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, e está encarregado da Ação Civil Pública que definirá os rumos das indenizações individuais das pessoas atingidas. 

O principal tema da reunião é a liquidação dos danos individuais das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. A reunião foi marcada durante o último encontro com o juiz, em 25 de janeiro, data em que o desastre-crime da Vale completou quatro anos.

Inicialmente proposta para 28 de fevereiro, ela foi adiada pelo próprio juiz para 14 de março.  O instituto Guaicuy também acompanhará a reunião junto aos representantes das pessoas atingidas e informará às comunidades sobre os rumos dos debates por meio do site, redes sociais e grupos de Whastapp. 

A data é especial para a luta das pessoas atingidas por grandes empreendimentos em todo o mundo: 14 de março é o Dia Internacional da Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida. Para marcar o dia de luta, o MAB e representantes de pessoas atingidas irão se manifestar em frente ao Fórum (Av. Raja Gabaglia, 1753, Belo Horizonte) durante a reunião.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!