A mais recente número da Revista Manuelzão acaba de ser lançado!
Tendo como fio condutor a defesa do patrimônio ambiental, histórico-cultural e humano, a 91ª edição foi construída com a colaboração de pesquisadores, profissionais e ambientalistas de áreas diversas do conhecimento.
Buscamos compor um panorama das pautas ambientais mais relevantes dos últimos meses na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.
Abordamos a contaminação por metais pesados em trechos da bacia do Rio Paraopeba afetados pelo rompimento da barragem da Vale, em 2019. Após as enchentes ocorridas no início de 2022, encontrou-se nos sedimentos do rio uma quantidade expressiva de ferro, alumínio e manganês, que pode ter afetado moradores de Brumadinho, Mário Campos e São Joaquim de Bicas.
O assunto principal da edição é a batalha entre preservação e exploração minerária da Serra do Curral, símbolo mineiro localizado na divisa entre Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.
Também trazemos a luta do movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, na região Nordeste de Belo Horizonte, que completou 14 anos de mobilização pela recuperação do Ribeirão do Onça, um dos afluentes do Rio das Velhas.
Essas e outras reportagens e artigos podem ser lidos na Revista Manuelzão 91! A versão digital pode ser acessada no site manuelzao.ufmg.br
Boa leitura!
O que você achou deste conteúdo?