Instituto Guaicuy

Rodas de Conversa da Saúde

20 de agosto, 2020, por Comunicação Guaicuy

Foram realizados dois encontros encontros virtuais para conversar com as pessoas atingidas sobre a saúde. As rodas aconteceram nos dias 19 e 20 de agosto.

💬 “Acima dos valores financeiros, nós perdemos as histórias de vida que nós temos aqui” morador da área 4

💬 “Já tem um ano e meio que rompeu a barragem e eles não mostraram uma análise da água pra gente. A gente não sabe se tá sendo enganado. A gente tá comendo o peixe e nem sabe se pode comer o peixe, não sabe o que vai dar” Morador da área 5

Na quarta e na quinta-feira da semana passada, a equipe da Saúde recebeu os moradores das regiões do baixo Paraopeba (área 4) e do entorno do lago de Três Marias (área 5) para um bate-papo virtual sobre como anda a saúde da população após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho.

Distúrbios gastrointestinais, problemas na pele, desordens de sonho e afetações na saúde mental, como ansiedade e depressao, são recorrentes nas falas das pessoas atingidas.

Também foram comuns relatos sobre o medo de entrar na água e de pescar, causado pela falta de informações sobre contaminação dos rejeitos.

A equipe da Saúde orientou aos moradores a guardar notas fiscais de médicos e prontuários médicos para serem incluídos na ação de reparação.

As rodas de conversa, que têm sido muito bem avaliadas pelas populações, têm permitido a aproximação com as pessoas para continuar fortalecendo uma luta coletiva.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!