Instituto Guaicuy

Saiba como as ações na área da Saúde são realizadas no Acordo de Reparação do Paraopeba e Represa de Três Marias

11 de maio, 2023, por Comunicação Guaicuy

Saúde foi a principal área apontada pela população para receber investimentos. 

Um material elaborado pelo Governo de Minas Gerais e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reuniu informações sobre o andamento das ações e dos projetos para a área da saúde. Elas estão sendo executadas e planejadas dentro do Acordo Judicial firmado entre o Poder Público e a Vale, em 2021, para reparar os danos coletivos e difusos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Segundo os responsáveis, levando em conta que a  saúde foi a principal área apontada pela população para receber investimentos, “o fortalecimento do SUS é um primeiro passo para garantir uma reparação em saúde efetiva”.

A gestão destes recursos está sendo feita pelos municípios e é acompanhada pela auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob fiscalização dos Compromitentes (Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defensoria Pública e governo), incluindo a Secretaria de Estado de Saúde. Além disso, a aplicação destes recursos também está sujeita aos controles internos e externos usuais da Administração Pública municipal, notadamente do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

A cartilha reúne informações sobre quais investimentos para fortalecimento dos serviços públicos de saúde estão sendo realizados estudos de avaliação de risco à saúde e monitoramentos da qualidade da água para consumo humano. O conteúdo compila dados sobre os projetos definidos pelos Compromitentes, apontando quantos já foram iniciados e quanto de verba já foi direcionada para eles, além de apontar a quantidade de unidades de saúde a serem construídas, reformadas e ampliadas. 

Também explica de que forma vai haver o Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Atenção Primária em Saúde (APS) em diversos municípios prejudicados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Além disso, a cartilha traz atualizações sobre os treze projetos de saúde priorizados na Consulta Popular do Anexo 1.3. Esses projetos estão sendo executados nos 26 municípios atingidos Por fim, a cartilha explica como está sendo feito o monitoramento da água para consumo humano em poços e cisternas e no Rio Paraopeba. 

Confira o material na íntegra aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!