Primeiro conteúdo da série “Tecendo redes: saúde e assistência social”. Esse texto apresenta a rede de atenção à saúde que pode ser acionada pelas pessoas atingidas de Antônio Pereira.
Entre os direitos humanos violados pelo modelo de mineração predatória estão o direito à alimentação de qualidade, à saúde, à água e a um ambiente limpo e saudável. A restituição desses direitos às pessoas atingidas é obrigação de quem gerou o dano e faz parte do que se entende hoje por reparação integral. Restituir significa devolver, e essa devolução do direito deve ser em condições iguais ou melhores que aquelas anteriores aos danos causados. Outro importante pilar da reparação é a reabilitação, que corresponde à promoção das condições físicas, psíquicas, econômicas e sociais das comunidades atingidas. A reabilitação pode se dar, por exemplo, por meio do fornecimento de atendimento e apoio à retomada de atividades produtivas, assistência à saúde física e mental, entre outras ações.
Em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), a comunidade vem sofrendo diversos danos decorrentes do descomissionamento da Barragem Doutor, da mineradora Vale. Entre os principais impactos na vida da população atingida, estão os danos à saúde. Janegrésia Carla dos Santos, moradora do distrito, afirma que a poeira causada pelas obras da Vale tem provocado alergias e outros problemas de saúde. “Eu mesma tenho bronquite, eu usava bombinha Aerolin e agora estou usando a Seretide, que é mais forte, porque estou tendo muita alergia e falta de ar, devido à poeira.”
Ambos os filhos de Janegrésia passaram a apresentar alergias, antes inexistentes, e o acesso ao sistema de saúde local é precário. “Pra gente poder consultar aqui em Antônio Pereira é difícil, tem poucas vagas, aí acaba que a gente procura Mariana.” Segundo a atingida, mesmo sendo cara, a ida para Mariana ainda é mais acessível do que buscar apoio médico no próprio município de Ouro Preto. “A gente vai para a Policlínica de Mariana, consulta e volta. O valor da passagem é R$ 5,60, mas o recurso que a gente tem é ir de transporte público mesmo, né? Ir para Ouro Preto é mais complicado ainda”.
Direito conquistado!
Todas/os cidadãs/ãos brasileiras/os têm direito à promoção, proteção e recuperação da saúde por meio dos serviços públicos e gratuitos ofertados pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Para fazer valer esse direito, é fundamental conhecer essa rede para acioná-la sempre que necessário. Pensando nisso, o Instituto Guaicuy, Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira, fez um levantamento dos órgãos e instâncias locais de promoção e atenção à saúde da população. Confira:
Posto de saúde de Antônio Pereira
É a unidade de atenção básica, a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além da aplicação de vacinas. O posto também é equipado com uma farmácia, que realiza a entrega de remédios à população. Quando necessário, a unidade solicita a outros serviços de saúde ofertados em Ouro Preto o encaminhamento da/o paciente.
Quando procurar? Em caso de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite etc. Você também deve ir ao posto de saúde sempre que precisar de consulta com clínico geral, realizar exame ginecológico, acompanhamento nutricional, cuidados odontológicos, acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.
Horário de funcionamento: O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O acolhimento para agendar qualquer tipo de consulta é sempre às 8h da manhã. No período da tarde, apenas casos mais urgentes podem ser atendidos sem agendamento prévio.
Endereço: Travessa da Lagoa, n. 65 (próximo à quadra desportiva)
Telefone: (31) 3553-8335
SAMU – 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é parte essencial da Política Nacional de Atenção às Urgências, que atua segundo os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas conforme grau de risco de morte. O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Quando chamar o SAMU? Ligue 192 em caso de situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte. O SAMU atende todo tipo urgência, como pediátrica, psiquiátrica, clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, entre outras.
Horário de funcionamento: 24 horas (todos os dias)
Telefone: 192
POLICLÍNICA DE MARIANA
É uma unidade de saúde de Pronto Atendimento que atende urgência e emergência em várias especialidades. Acolhe e estabiliza as/os pacientes de acordo com o grau de risco e busca o diagnóstico inicial. Mesmo sendo em Mariana, toda a população de Antônio Pereira tem o direito de ser atendida na Policlínica.
Quando procurar? Em caso de urgência e emergência. Isso significa que a Policlínica atende desde casos sem risco de morte como resfriados fortes, dores de garganta, vômitos repetidos, lesões de pele, dor por torção causada por queda, suspeita de fratura e cólicas renais, até casos graves como traumas por acidentes, infarto, derrame, falta de ar intensa, crises convulsivas; dores fortes no peito, entre outras situações. A Policlínica é equipada com a “sala vermelha”, que estabiliza pacientes em situação grave até que a pessoa possa ser encaminhada para um Hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As medicações dentro do Pronto Atendimento são aplicadas a todas/os as/os pacientes, independente da origem, porém, as medicações oferecidas na farmácia municipal, anexa à Policlínica, só podem ser retiradas por moradores de Mariana. As pessoas de Antônio Pereira que precisarem de medicamentos devem ir até o posto de saúde da comunidade, que também é equipado com farmácia.
Horário de funcionamento: 24h (todos os dias)
Endereço: Rodovia do Contorno, sn, Colina – Mariana/MG (em frente à Arena Mariana)
Distância: Cerca de 12 km de Antônio Pereira, equivale a aproximadamente 20 minutos de carro.
Telefone: (31) 3557-9751
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DOM ORIONE (UPA)
A UPA é um meio termo entre o Posto de Saúde e o Hospital, pois atende grande parte das urgências e emergências clínicas. Além disso, presta atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e buscando o diagnóstico inicial. Casos em que as/os pacientes não tiveram suas queixas resolvidas são encaminhados pela UPA para continuidade do cuidado em serviços hospitalares.
Quando procurar? Em caso de febre alta, fraturas e cortes com pouco sangramento, infarto e derrame, queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, dores fortes no peito, vômito constante, entre outras situações de urgência.
Horário de funcionamento: 24 horas (todos os dias)
Endereço: Avenida Américo Renné Gianetti, Praça Barão de Saramenha, 555, Ouro Preto (próxima ao hospital e ao trevo, em Saramenha)
Distância: Cerca de cerca de 21 km de Antônio Pereira, equivale a aproximadamente 45 minutos de carro.
Telefone: (31) 3559-3131
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE OURO PRETO
A Santa Casa é um hospital geral. Trata-se de uma instituição privada e filantrópica, com mais de 60% dos serviços prestados vinculados ao SUS. O Pronto Atendimento da Santa Casa de Ouro Preto realiza atendimentos 24 horas nas especialidades: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia/Obstétrica, Anestesiologia, Psiquiatria e Neurologia (sobre aviso). Aqui você consegue saber a escala médica diária do hospital.
Quando procurar? Em casos de emergência, ou seja, risco iminente de morte como traumas graves causados por acidentes de trânsito, situações que envolvam ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e AVC (acidente vascular cerebral), desmaios, alterações bruscas da sensibilidade e de força em braços e pernas ou dificuldades para falar, enxaquecas, dores no peito, alterações do ritmo cardíaco, dificuldades para respirar, cólicas renais e demais dores de forte intensidade, entre outros. O hospital geral atende casos de alta complexidade e emergências que também podem ser encaminhados pelos postos de saúde, UPAs ou por ambulâncias/SAMU, pois tem mais recursos tecnológicos de intervenção.
Horário de funcionamento: 24 horas (todos os dias)
Endereço: Rua José Moringa, 620, Vila Itacolomy, Ouro Preto.
Distância: Cerca de cerca de 27 km de Antônio Pereira, equivale a aproximadamente 40 minutos de carro.
Telefones: (31) 3350-1133 e (31) 3350-1152
Por Ellen Barros, com apoio de Ártemis Garrido
O que você achou deste conteúdo?