Instituto Guaicuy

Secretaria de Saúde de Minas Gerais alerta para disparo na ocupação hospitalar em todo o estado nas últimas semanas de dezembro

5 de janeiro, 2021, por Comunicação Guaicuy

Instituto Guaicuy atualiza painel epidemiológico das áreas 04 e 05 e adverte para subnotificação dos municípios durante o recesso 

Na tarde de hoje, dia 05 de janeiro, o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, noticiou um grande aumento da ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todo o estado de Minas Gerais por covid-19. Cabral também alertou que esses números ainda não refletem o relaxamento da população nas festas de final de ano e que as quantidades de casos e internações devem crescer nos próximos dias. Também prevendo esse risco, o Instituto Guaicuy instituiu, desde ontem (04), o regime de trabalho à distância para toda a equipe durante a primeira quinzena de janeiro. 

No Boletim Epidemiológico* da semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro, o Guaicuy traz o alerta de que dados ainda possam apresentar uma subnotificação por conta do recesso de final de ano, da transição dos mandatos municipais e também do deslocamento de parte da população durante o final do ano. Por conta disso, a orientação, tanto do Guaicuy quanto da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, é de grande cautela nas próximas semanas. 

Mesmo com as subnotificações, o boletim produzido pelo Guaicuy mostra que houve um aumento de 09% dos casos na Área 04 e de aproximadamente 07% na Área 05. Nas últimas duas semanas, Curvelo foi o município com maior aumento nas confirmações de coronavírus nas últimas duas semanas, com 247 novos casos e 08 óbitos. A cidade já registrou 1723 casos e 41 óbitos. 

Na área 05, o município com maior número de novos casos foi Três Marias, 89 casos e 03 óbitos nas últimas duas semanas. Desde o começo da pandemia, a cidade teve 623 casos e 16 mortes. 

*Com base nos dados disponibilizados pela SES-MG e pelas secretarias municipais, o Guaicuy atualiza, semanalmente, o painel epidemiológico que reúne as informações das regiões 04 e 05 de comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale no Complexo Minerário do Córrego do Feijão.

Área 04: Pompéu e Curvelo

Área 05: Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!