Instituto Guaicuy

Segunda edição do Piracema está no ar

28 de maio, 2021, por Comunicação Guaicuy

O Piracema é uma publicação do Instituto Guaicuy focado em trazer atualizações sobre o trabalho da ATI Paraopeba para as comunidades atingidas. Essa semana, estreia a sua segunda edição, com diversos assuntos que envolvem a vida das pessoas atingidas e prejudicadas das comunidades próximas ao Rio Paraopeba e Lago de Três Marias.


Boletim Piracema | Instituto Guaicuy

O boletim traz como reportagem de capa as análises ambientais realizadas pelo Instituto Guaicuy. As coletas realizadas hoje pelo Guaicuy são de diferentes tipos: águas superficiais, subterrâneas, solos, sedimentos e comunidades aquáticas. Essas análises acontecem em todas as comunidades atingidas e prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale no Complexo Minerário do Córrego do Feijão, em janeiro de 2019.

O Piracema também traz informações a respeito dos programas e projetos previstos no acordo entre Vale, Instituições de Justiça e governo de Minas Gerais. Além disso, há ainda uma matéria sobre os processos de nucleação nos territórios e a relação desse trabalho com a construção da Matriz de Danos.

A edição também apresenta textos sobre a conquista das pessoas atingidas ao direito às Assessorias Técnicas Independentes. Outras questões abordadas no Piracema são sobre como o desastre segue afetando a saúde das pessoas atingidas e também sobre segurança alimentar.

Nesta edição, é retratada a história da pescadora Eliana e do seu companheiro Paulo, ambos moradores da comunidade de Cachoeira do Choro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!