Instituto Guaicuy

Guaicuy pede suspensão do prazo para corrigir pendências do PTR

22 de novembro, 2024, por Natália Ferraz

Com a intenção de buscar que todas as pessoas atingidas tenham as mesmas condições de acessar o Programa de Transferência de Renda (PTR), o Instituto Guaicuy enviou um ofício na terça-feira (19) solicitando que a Fundação Getulio Vargas (FGV) suspenda o prazo de 30 dias estabelecido para solucionar pendências do PTR, em algumas comunidades das Regiões 4 e 5. A instituição, que faz a gestão dos recursos do Programa, divulgou no início de novembro que a adoção do prazo foi feita para dar maior agilidade à análise dos cadastros que ainda não têm parecer definitivo.

Leia aqui o ofício na íntegra

No entanto, as regiões assessoradas pelo Guaicuy (Baixo Paraopeba e municípios banhados pela Represa de Três Marias) foram as últimas a serem inseridas no PTR, com início tardio dos campos de cadastramento pela FGV. Ao longo deste ano, tanto o Instituto quanto as Comissões de pessoas atingidas buscaram contatos com a Fundação sobre a delimitação das poligonais que indicam o direito ao Programa e sobre questões documentais específicas de cada comunidade envolvida.

A ausência de respostas fez com que comunidades que apresentam divergências sobre esses dois tópicos não conseguissem resolver as pendências no prazo estabelecido, o que se torna uma barreira para que as pessoas consigam acessar o direito ao PTR. Tratam-se das comunidades representadas pelas seguintes Comissões:

Região 4:

  • Comissão Atingidos de Angueretá

Região 5:

  • Comissão Panorama
  • Comissão FABURIMA
  • Comissão Satélite
  • Comissão Recanto do Lago
  • Comissão São Geraldo do Salto
  • Comissão de Biquinhas

No ofício, o Guaicuy indica que “a suspensão do prazo visa garantir igualdade de direitos para todas as comunidades envolvidas e assegurar justiça na análise e resolução dos cadastros pendentes” e que aguarda orientações da Fundação Getulio Vargas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!