Paraopeba
15º Fórum Regional convida FGV para esclarecer redução do PTR
14 de novembro de 2024
Com a intenção de buscar que todas as pessoas atingidas tenham as mesmas condições de acessar o Programa de Transferência de Renda (PTR), o Instituto Guaicuy enviou um ofício na terça-feira (19) solicitando que a Fundação Getulio Vargas (FGV) suspenda o prazo de 30 dias estabelecido para solucionar pendências do PTR, em algumas comunidades das Regiões 4 e 5. A instituição, que faz a gestão dos recursos do Programa, divulgou no início de novembro que a adoção do prazo foi feita para dar maior agilidade à análise dos cadastros que ainda não têm parecer definitivo.
Leia aqui o ofício na íntegra
No entanto, as regiões assessoradas pelo Guaicuy (Baixo Paraopeba e municípios banhados pela Represa de Três Marias) foram as últimas a serem inseridas no PTR, com início tardio dos campos de cadastramento pela FGV. Ao longo deste ano, tanto o Instituto quanto as Comissões de pessoas atingidas buscaram contatos com a Fundação sobre a delimitação das poligonais que indicam o direito ao Programa e sobre questões documentais específicas de cada comunidade envolvida.
A ausência de respostas fez com que comunidades que apresentam divergências sobre esses dois tópicos não conseguissem resolver as pendências no prazo estabelecido, o que se torna uma barreira para que as pessoas consigam acessar o direito ao PTR. Tratam-se das comunidades representadas pelas seguintes Comissões:
Região 4:
Região 5:
No ofício, o Guaicuy indica que “a suspensão do prazo visa garantir igualdade de direitos para todas as comunidades envolvidas e assegurar justiça na análise e resolução dos cadastros pendentes” e que aguarda orientações da Fundação Getulio Vargas.
Paraopeba
14 de novembro de 2024
11 de fevereiro de 2022
O que você achou deste conteúdo?