Ontem, 22 de novembro, foi o último dia para que eleitores e eleitoras dos 26 municípios atingidos pudessem participar da Consulta Popular para priorização de projetos do anexo 1.3, que trata de Projetos de Reparação para a Bacia do Paraopeba.
A consulta aconteceu entre os dias 05 e 22 de novembro, após a prorrogação do prazo que havia sido definido para o dia 12 do mesmo mês. Foram 82 pontos de apoio do Guaicuy de Pompéu a Três Marias para auxiliar as pessoas atingidas no processo de votação nos 17 dias da consulta.
Os eleitores dos municípios priorizaram 5 temas e outros 3 subtemas em cada um dos eixos de escolha no intuito de melhorar a infraestrutura de serviços públicos, dentre eles saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, cultura, emprego e renda. Por fim, as pessoas puderam priorizar um total de 15 subtemas.
Para participar da consulta cada eleitor precisou ter uma conta cadastrada no site gov.br, além de estar com o CPF vinculado à Justiça Eleitoral ou receber o Pagamento Emergencial atualmente.
Com o encerramento da fase de priorização, caberá ao Comitê de Compromitentes formado pelas instituições de justiça e pelo Estado de Minas Gerais, indicar quais projetos devem ser efetivamente implementados e a ordem que serão executados. Eles serão então encaminhados para a Vale, que será responsável por fazer o detalhamento dos projetos escolhidos.
Após a fase de aprovação do detalhamento, que também deverá passar por uma auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a mineradora Vale terá a obrigação de executar ou pagar os projetos que serão implementados.
O que você achou deste conteúdo?