Instituto Guaicuy

Glossário

ACP

Ação Civil Pública

Aedas

Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Assessoria Técnica Independente — Antônio Pereira

É um dos projetos do Instituto Guaicuy  que presta assessoria técnica para pessoas atingidas pelo risco de rompimento da barragem Doutor, que pertence à Vale e está localizada em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG).

Como citamos

Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira, Assessoria Técnica de Antônio Pereira, ATI Antônio Pereira.

Assessoria Técnica Independente — Paraopeba

É um dos projetos do Instituto Guaicuy, que presta assessoria técnica às comunidades das regiões 4 e 5, atingidas pelo rompimento da barragem da Vale sobre o rio Paraopeba e a represa de Três Marias, em 25 de janeiro de 2019.

Como citamos

ATI Guaicuy Paraopeba, Assessoria Técnica Independente Paraopeba, Assessoria Técnica Paraopeba, ATI Paraopeba (internamente).

Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas)

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social foi criada no ano 2000 e tem como objetivo principal interceder nas comunidades atingidas por barragens no intuito de defender os direitos das famílias atingidas, visando reparação justa. Realiza o trabalho de Assessoria Técnica Independente das regiões 1 e 2.

Como citamos

Assessoria Técnica Independente da Região 1 (Brumadinho) e Região 2 (Betim, Igarapé, Mário Campos, São Joaquim de Bicas e Juatuba).

ATIs

Assessorias Técnicas Independentes

CAMF

Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico

Comitê de Compromitentes

Instância de aprovação, validação e decisão dos assuntos relativos à execução das medidas do Acordo Judicial de Reparação. É composto por Governo do Estado de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.

Como citamos

Sempre que citar o comitê pela primeira vez, explicar por quais instituições é composto:

Governo de Minas, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e Defensoria Pública de MG.

DFIPA

Diagnóstico Familiar sobre Perdas das Pessoas Atingidas

DPMG

Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

ERSHRE

Estudo de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico

EY

Ernst & Young Global Limited

FGV

Fundação Getúlio Vargas

GEPSA

Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IG

Instituto Guaicuy

IJs

Instituições de Justiça

INSS

Instituto Nacional do Seguro Social

Instituições de Justiça

Instituições que têm como objetivo garantir o cumprimento das leis e promover a justiça em uma sociedade. No caso do desastre-crime, trata-se da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais e Ministério Público Federal.

Como citamos

Defensoria Pública de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal.

Obs: Usar siglas MPMG, DPMG e MPF apenas depois de já ter citado o nome completo da instituição.

Instituto Guaicuy

Entidade não governamental associativa, cultural e técnico-científica de fins não lucrativos, que trabalha para desenvolver ações socioambientais, culturais e educativas voltadas para a preservação e recuperação ambiental, à promoção da saúde e à cidadania. Desenvolve projetos e ações socioambientais.

Como citamos

Instituto Guaicuy, Guaicuy, instituto, instituição, organização.

Juiz

Profissional do sistema judicial encarregado de garantir que as leis sejam interpretadas e aplicadas corretamente, assegurando a justiça e a imparcialidade no processo judicial. Além disso, juízes podem mediar negociações entre as partes, tomar medidas para manter a ordem no tribunal e impor sanções, quando necessário.

Como citamos

Juiz, magistrado, citar o nome e a vara em que atua.

LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

MPF

Ministério Público Federal

MPMG

Ministério Público de Minas Gerais

MROSC

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Nacab

Núcleo de Assessoria a Comunidade Atingidas por Barragens

Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab)

O Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens é uma Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos, sediada no município de Viçosa (MG), com uma longa trajetória atuando em favor de comunidades atingidas por barragens e atividades de mineração. Realiza o trabalho de Assessoria Técnica Independente da Região 3.

Como citamos

Assessoria Técnica Independente da Região 3 (Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, Fortuna de Minas, São José da Varginha, Pequi, Maravilhas, Papagaios, Caetanópolis e Paraopeba).

Pessoas e comunidades atingidas das regiões 4 e 5

As pessoas que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale são as protagonistas na luta pela Reparação Integral dos danos causados pelo desastre-crime, que prejudicou Brumadinho e outros 25 municípios. 

A comunidades que sofreram danos após o despejo de rejeitos de mineração da Vale foram divididas entre cinco regiões, que seguem ao longo da Bacia do Rio Paraopeba, da Represa de Três Marias e das comunidades de  São Gonçalo de Abaeté e Três Marias que são banhadas pelo São Francisco. 

As regiões 4 e 5 são compostas pelos municípios: Curvelo, Pompéu (R4); Martinho Campos, Abaeté, Paineiras, Biquinhas, Morada Nova de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias, Felixlândia (R5).

Como citamos

Pessoas atingidas , pessoas afetadas, pessoas prejudicadas (especialmente para região 5), moradoras e moradores das regiões 4 e/ou 5 (quando for o caso — em comunicados internos ou para as próprias pessoas atingidas), comunidades atingidas, pessoas atingidas.

Para o público externo, sempre contextualizar:

Região 4: Curvelo e Pompéu; 

Região 5: municípios da região da represa de Três Marias e as comunidades atingidas que são banhadas pelo São Francisco, em São Gonçalo do Abaeté e Três Marias.

(Não usar “atingidos” ou “atingidas”).

Projeto Manuelzão

Projeto socioambiental, criado em 1997 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG, que busca revitalizar e conservar a bacia do Rio das Velhas. O Manuelzão visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e buscar soluções sustentáveis para os problemas ambientais da região, envolvendo ativamente a comunidade local. Foi no âmbito desse projeto que nasceu o Instituto Guaicuy.

Como citamos

Projeto Manuelzão, Manuelzão.

Quadro funcional do Guaicuy

Conjunto de pessoas que trabalham no Instituto Guaicuy.

Como citamos

Trabalhadoras/es (NÃO USAR colaboradoras/es)

Rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA da mina do Córrego do Feijão

Desastre-crime ocorrido em 25 de janeiro de 2019, em Brumadinho. Essas barragens, pertencentes à empresa Vale, continham rejeitos de mineração, principalmente de minério de ferro. O rompimento resultou em uma avalanche de lama e rejeitos de mineração que causou diretamente a morte de 272 pessoas e contaminou a bacia do Rio Paraopeba, impactando milhares de pessoas desde Brumadinho até municípios da região da represa de Três Marias e comunidades atingidas que são banhadas pelo São Francisco, em São Gonçalo do Abaeté e Três Marias.

Como citamos

Rompimento, desastre-crime, desastre, tragédia. 

Preferencial: desastre-crime (Nunca usar “acidente”).

Vale

Uma das maiores empresas de mineração e metais do mundo, proprietária das barragens B-I, B-IV e B-IVA da mina do Córrego do Feijão, e responsável por seu rompimento em 2019.

Como citamos

Vale, mineradora, empresa, companhia (em materiais para pessoas atingidas). 

EVITAR: Vale S/A e empresa ré.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!