Instituto Guaicuy

Um passeio pelas feiras da Região 5 Oeste

2 de setembro, 2024, por Laura Garcia

Quem mora ou passa temporadas na margem Oeste da Represa de Três Marias certamente tem uma feira preferida na região. As feiras são ponto de encontro entre produtores e consumidores das verduras, legumes, frutas, laticínios, quitandas, remédios, artesanato e outros produtos locais. Além do potencial econômico, as feiras proporcionam um espaço de trocas, lazer e valorização cultural.

Chegando à região pela BR-060, encontra-se a feirade Patos do Abaeté, montada à beira da estrada como porta de entrada do “circuito” da Represa. Estrategicamente localizada, conta tanto com produções locais quanto de povoados vizinhos. Adiante, em Paineiras, a feira quinzenal das noites de sábado se consolidou como ponto de encontro da comunidade.

Foto: Gia Dias/Instituto Guaicuy

Já a feira de Vau das Flores surgiu a partir da Feira de Saúde realizada com o apoio do Instituto Guaicuy, em 2022. No ano seguinte, a comunidade passou a organizar a feira no primeiro domingo de cada mês. As comerciantes de quitandas se organizam para levar produtos diferentes, evitando a concorrência e diversificando as opções, evidenciando o aspecto colaborativo da feira. Além dos produtos locais, como alimentos e artesanato, a feira ainda conta com um bazar.

No centro de Morada Nova de Minas, a feira movimenta as manhãs de sábado e conta com almoço caprichado para encerrar as compras da semana. Atendendo à comunidade urbana, a feira reúne produtores das comunidades próximas, promovendo a troca não só de mercadorias mas também de saberes e tradições.

Morada Nova de Minas, Abaeté e Paineiras estão entre os municípios que receberam “kits feira” do projeto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG (Seapa) contemplado pelo Anexo 1.3 – Projetos para Fortalecimento de Serviços e Políticas Públicas nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Vale.

Mais que comércio e lazer, “as feiras são uma forma de contar um pouco sobre o lugar, através do que é produzido lá”, diz Jéssica dos Santos, supervisora do Guaicuy na Região 5 Oeste. Ela acredita que as feiras “podem ser um ponto a partir do qual as pessoas podem pensar em projetos para o Anexo 1.1, por exemplo”. O Anexo 1.1 do Acordo Judicial de Reparação contempla projetos para trabalho e renda, cultura, esporte e lazer, saúde e qualidade de vida, e está sendo construído pelas Comissões de Pessoas Atingidas, junto à Entidade Gestora.

 

Foto: Gia Dias/Guaicuy

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!