No próximo sábado (29/08), o Instituto Guaicuy vai promover uma roda de conversa com as comunidades para discutir as diferentes análises que serão realizadas no Baixo Paraopeba e no Lago de Três Marias. Os trabalhos ambientais envolvem análise de água superficial (como lagoas e rios), de água subterrânea (como poços e cisternas), de solo e peixes. Por conta do cenário da pandemia de COVID-19, o encontro será feito de forma virtual.
Os moradores da Área 4 (Curvelo e Pompéu) e da Área 5 (Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Morada Nova De Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas) estão convidados a participar para tirar dúvidas, diminuir as incertezas e ter mais informações sobre a questão ambiental.
Nessa roda de conversa, será explicado como serão feitas as análises, qual a definição de prioridades e de áreas estratégicas. Também será detalhado o método para gerar os dados e para garantir a participação e informação das comunidades durante o andamento dos trabalhos.
A reunião será sábado (29/08), das 9h às 12h.
Para participar, cada pessoa deve enviar uma mensagem para o WhatsApp do Instituto Guaicuy. O número é (31) 97183-7960.
A participação informada é um direito e foi uma conquista das pessoas afetadas pela mineradora. O direito à informação qualificada é o principal objetivo da assessoria técnica.
Sua participação é essencial! Apenas de maneira coletiva vamos conseguir dimensionar a intensidade dos prejuízos sofridos por quem teve a vida alterada após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale na calha do Rio Paraopeba.
O que você achou deste conteúdo?