Confira abaixo o informe sobre o andamento dos projetos do Anexo 1.3 do Acordo Judicial de Reparação nas Regiões 4 e 5. A tualização do Anexo 1.3 é elaborado periodicamente pelo Escritório de Projetos Socioeconômicos do Instituto Guaicuy.
O Anexo 1.3, chamado de Projetos para a Bacia do Paraopeba, faz parte do Acordo Judicial firmado entre o Governo de Minas Gerais, as Instituições de Justiça (Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual) e a mineradora Vale, pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. Essa parte do Acordo tem destinados R$ 2,5 bilhões para a execução de projetos de fortalecimento de políticas públicas nos municípios da Bacia do rio Paraopeba e da região da Represa de Três Marias.
Veja as últimas publicações organizadas por regional:
ACESSE O SITE DA AUDITORIA, REALIZADA PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV).
Em maio, a Vale anunciou no seu site a abertura de mais de 600 vagas gratuitas para os cursos profissionalizantes em quinze cidades da Bacia do Paraopeba, que terão início nos meses de maio e junho. Entre os municípios beneficiados estão: Biquinhas, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu e São Gonçalo do Abaeté.
A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) noticiou, no dia 20 de maio, que os trabalhos para cadastramentos de moradores de terras rurais devolutas, passíveis de regularização fundiária, foram concluídos nos 13 municípios da bacia do Paraopeba que participam da iniciativa. A Seplag ainda informa que cerca de 125 pessoas foram incluídas no cadastro.
Imagem de Paulo Marques/Guaicuy
O que você achou deste conteúdo?