Instituto Guaicuy

ATIs cobram direito à participação dos atingidos e acesso aos termos do acordo

4 de novembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Na tarde de terça-feira (3), as instituições de Justiça (Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado), representantes do Comitê Gestor Pró-Brumadinho (composto por diversas secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais), da Coordenação de Acompanhamento Metodológico Finalístico, das Assessorias Técnicas Independentes e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram de uma reunião para discutir a proposta de acordo apresentada pelas Instituições de Justiça e pelo Governo para o processo contra a mineradora Vale.

Conforme divulgado em nota pelas ATIs no dia 30 de outubro, a participação das assessorias nesta reunião se deu com o objetivo de entender melhor as negociações para poder repassar mais informações para as comunidades atingidas. As três entidades – Aedas, Nacab e Guaicuy – deixaram claro que não representavam os atingidos e voltaram a pleitear o direito à participação destes nas audiências e demais reuniões sobre o assunto.

Na reunião, que aconteceu no MPMG, foi apresentado em linhas gerais o termo do acordo proposto pelas IJs e Governo. A Vale tem até o fim do dia 3 para apresentar sua contraproposta.

O Movimento dos Atingidos por Barragens apresentou a demanda de conhecer mais a fundo os programas propostos, e reiterou a importância da participação informada no processo. Apresentou ainda uma proposta de um programa de direito à renda.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a garantia de socialização, por parte do CPB, da íntegra dos termos e da minuta do acordo proposto, para que seja possível o debate junto às comunidades atingidas. A pedido das ATIs e do MAB, outra importante definição foi a realização de uma reunião virtual no dia 10 de novembro, envolvendo as Instituições de Justiça e ATIs, com a participação de atingidos, para discutir a proposta.

A próxima audiência para discutir o acordo está marcada para o dia 17 de novembro.

Direito à renda para garantir o direito à participação

Além de defender a centralidade do direito à participação, as ATIs e o MAB reforçaram a urgência em se pensar medidas de direito à renda que garantam inclusive o direito à participação. “Para que os atingidos participem desse processo eles precisam das condições necessárias. Pois sua vida está toda do avesso desde o rompimento. Precisam de condições de participar até das reuniões. E pra isso tem questões básicas que não são garantidas até hoje”, destacou o MAB.

Uma outra garantia de reunião foi incluir a discussão sobre algum programa econômico emergencial para as pessoas atingidas na audiência do dia 17.

03 de novembro de 2020

Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social – AEDAS

Região 1 e 2

Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens – NACAB

Região 3

Instituto Guaicuy

Região 4 e 5

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!