Instituto Guaicuy

Atos pelos 4 anos do rompimento da barragem da Vale buscam justiça para população de Brumadinho e outros 25 municípios prejudicados

20 de janeiro, 2023, por Guaicuy

Organizada por pessoas atingidas, movimentos sociais, igreja e ONGs, a programação começa nesta sexta-feira (20/01)

 

No dia 25 de janeiro, o rompimento da barragem da mineradora Vale, ocorrido na Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), completa 4 anos e as imagens do avanço da lama de rejeitos ainda estão vivas na memória das pessoas atingidas e de todas aquelas que lutam por Justiça.

Por isso, como forma de chamar atenção para a luta por reparação dos danos causados por esse crime socioambiental e em honra das 272 pessoas que morreram durante o rompimento, movimentos sociais, igreja e organizações não governamentais (ONGs) vão realizar atividades em, pelo menos, três cidades de Minas Gerais: Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Belo Horizonte. 

Para o dia 25 de janeiro, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) preparou uma agenda de lutas em busca de reparação, justiça e segurança. Confira a programação na imagem abaixo:

 

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), da Arquidiocese de Belo Horizonte, e a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (AVABRUM) vão realizar nesta sexta-feira (20/01), às 13h, a live internacional “Quatro anos de impunidade após rompimento de barragem em Brumadinho”. O evento será transmitido pela plataforma Zoom, pelo link

 

Também sob a organização da Renser, em parceria com as Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) que dão suporte às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em 26 municípios de MG (Instituto Guaicuy, Aedas e Nacab) acontecerá, em Brumadinho, a IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, que tem como lema “Memória, Justiça e Esperança”. A construção da atividade conta ainda com a participação de pessoas atingidas e movimentos sociais. 

A Romaria é um importante ato na luta por Justiça e reparação para as pessoas atingidas pelo crime socioambiental da Vale. Na convocação, via redes sociais, a instituição religiosa declara que “a romaria é também momento de denúncia da impunidade e de fortalecimento do clamor das atingidas e atingidos por justiça perante o crime e sua continuação, que segue maltratando Brumadinho e as demais comunidades da Bacia do Paraopeba”. É importante lembrar que também foram atingidas moradoras e moradores da região da Represa de Três Marias e comunidades banhadas pelo Rio São Francisco em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. 

Programação da IV Romaria pela Ecologia integral em Brumadinho: 

7h – acolhida (Matriz de São Sebastião) 

8h – coletiva de Imprensa e abertura do stand do projeto Juntos por Brumadinho

9h – missa  

10h30 – caminhada (da Matriz até o Letreiro)

 

Além da live que será realizada nesta sexta-feira (20/01), a Associação dos familiares das vítimas e atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho (Avabrum) possui em uma agenda de atividades entre os dias 22 e 25 de janeiro, que conta com pedalada, seminário, carreata e ato. Confira a programação, que acontecerá na cidade de Brumadinho:

 

Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG), os debates sobre mineração acontecerão durante um encontro promovido pela Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração, em conjunto com a Associação dos Docentes da UFOP (Adufop).   

Os debates vão acontecer durante o 4º Encontro Regional por um Novo Modelo de Mineração e a 4ª Jornada Universitária de Debate na Mineração, realizados entre os dias 23 e 26 de janeiro no Instituto de Ciências Aplicadas – ICSA/UFOP, em Mariana (MG). Confira a programação:

 

Saiba mais:

Quem são as pessoas atingidas?

Relembre quem é quem no processo de reparação dos danos do desastre-crime da Vale

Guaicuy lança Dossiê dos Danos Identificados nas regiões 4 e 5 

Pessoas atingidas de toda Bacia do Paraopeba e Três Marias se encontram para debater participação no processo de reparação

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!