Instituto Guaicuy

Antônio Pereira e a mineração predatória

21 de agosto, 2023, por AMICD

Antônio Pereira
Produção própria
2021

“Antônio Pereira tem uma história de vida muito forte e a Vale chegou aqui com a própria mineração, sem pedir licença para entrar na casa dessas pessoas”. (Roninho)

Os locais nos contam histórias, revelam o passado e indicam o presente. Andar pelo distrito de Antônio Pereira – localizado entre montanhas, rios e cachoeiras de Minas Gerais, aos pés da Serra Geral, a 16km de Ouro Preto -, significa rememorar o caminho construído  e entender que o progresso não pode ser maior que as histórias, as culturas ou as vidas.

Desde os rompimentos das barragens de Fundão, em Mariana, e Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, a população de Antônio Pereira vive da incerteza do risco de rompimento da Barragem Doutor e dos impactos do seu descomissionamento.

“Com a chegada das mineradoras, elas acabaram com a nossa liberdade. Eu só espero que tudo isso seja revisto. Nós não consideramos que a Vale seja dona nem do lado de lá daquele rio, e muito menos, do lado de cá”. (Wilson)

São ruas inteiras sem moradores, poeira, barulho, incerteza financeira, amigos e familiares indo embora, impactos ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, como conta o sr. José: “A gente se preparou para envelhecermos juntos com os amigos. Tem 35 anos que a gente tá junto, vizinho um do outro… Mas isso não vai mais acontecer”. 

Guaicuy como ATI de Antônio Pereira

O Guaicuy foi o escolhido pela comunidade de Antônio Pereira para ser a Assessoria Técnica Independente que vai acompanhar as pessoas atingidas pela Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, operada pela mineradora Vale.

A assessoria técnica é um direito conquistado pelas pessoas atingidas para promover um equilíbrio mínimo entre a comunidade e a empresa. O objetivo do instituto é estar ao lado das pessoas, garantindo a participação informada e lutando pela reparação integral para todas as pessoas atingidas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!