Instituto Guaicuy

Conexsus pode sair da Entidade Gestora do Anexo 1.1 do Acordo de Reparação

14 de junho, 2024, por Camila Bastos

A Cáritas informou, no início de junho, que a Conexsus poderá não fazer mais parte da Entidade Gestora do Anexo 1.1 do Acordo de Reparação Judicial firmado entre a Vale e o Poder Público a respeito do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho. Essa parte do Acordo trata dos Projetos de Demandas das Comunidades e das Linhas de Crédito e Microcrédito. Dentre os recursos do Anexo 1.1, 10% são geridos por um consórcio de instituições, liderado pela Cáritas. 

Hoje, além da Cáritas e da Conexsus: Conexões Sustentáveis, a parceria é formada, também, pela Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), e pelo Instituto E-dinheiro Brasil. Ao longo dos últimos meses, a parceria  vem atuando, junto das pessoas atingidas, para construir o plano de trabalho que vai guiar a gestão dos recursos previstos no Anexo 1.1 do Acordo De Reparação. Após a aprovação deste documento, a Conexsus não participaria mais desse trabalho. 

De acordo com a Cáritas, a intenção de saída foi anunciada pela própria Conexsus no final de maio, mas  as instituições da Entidade Gestora seguem em diálogo sobre formas e alternativas de contribuição para o trabalho. Em nota divulgada no Instagram, a Cáritas ainda afirmou que, mesmo com a  eventual saída da Conexsus, as atividades previstas seguirão conforme o planejado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!