Após um processo colaborativo entre representantes das Comissões e o Instituto Guaicuy, os logotipos das Instâncias Regionais 4 e 5 foram finalizados! Nas primeiras reuniões das Instâncias Regionais, realizadas no final de outubro, a equipe do Guaicuy fez uma apresentação e disponibilizou um formulário com perguntas para entender como cada grupo gostaria de ser representado visualmente.
Leia mais sobre a primeira reunião ordinária da Instância Regional 4
Leia mais sobre a primeira reunião ordinária da Instância Regional 5
As pessoas participantes responderam a perguntas sobre os elementos mais importantes para suas regiões, as sensações que a marca deveria transmitir, as cores que melhor representam os grupos, outros logotipos que acham interessantes e quais elementos ou cores deveriam ser evitados.
Com base nas respostas, a equipe de Comunicação do Instituto elaborou três opções de logo para cada Instância Regional. Após avaliação e votação pelos grupos, as marcas foram escolhidas e agora simbolizam as Instâncias Regionais. Conheça o resultados:
Logotipos são representações visuais compostas por imagens, cores e palavras e que têm o objetivo de identificar uma marca específica, que pode ser de uma empresa, um coletivo, um produto… É algo que ajuda a reconhecer o que é aquela marca e o que ela representa. Ter uma identidade visual própria é um marco importante, pois além de reforçar a unidade entre as comunidades atingidas, os logotipos representam visualmente os valores e características de cada região.
As Instâncias Regionais representam um dos espaços do Sistema de Participação, uma forma de organização elaborada com o objetivo de auxiliar as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, a acompanhar e influenciar as decisões relacionadas à reparação dos danos.
Esse sistema busca promover a autonomia, o compartilhamento de informações e a atuação direta das comunidades nos processos de reparação, fortalecendo o controle social. Nas Regiões 4 e 5, ele está organizado da seguinte forma:
Instâncias Locais: compostas por Comissões de pessoas atingidas de cada comunidade ou agrupamento de comunidades. Tratam de demandas locais, específicas de seus territórios.
Instâncias Regionais: formadas por representantes das Instâncias Locais de cada região, abordam questões que impactam áreas maiores e ajudam a integrar diferentes territórios. Também são responsáveis por divulgar informações e fortalecer a participação em decisões que afetam toda a região.
As Instâncias Regionais abrangem o conjunto de comunidades, Comissões e Povos e Comunidades Tradicionais — as Instâncias Locais presentes em cada região. Essa conexão entre as duas formas de organização promove uma abordagem integrada e colaborativa, fortalecendo o compromisso com a participação informada em todos os níveis.
Elas podem atuar desde o acompanhamento das ações de reparação, até na busca por intervenções, controle social e tomada de decisões. Ao permitir a participação ativa dos grupos mais locais no acompanhamento e no debate das ações de reparação, a Instância Regional promove mais transparência no processo.
O funcionamento efetivo do Sistema de Participação depende do envolvimento contínuo das pessoas atingidas. É por meio desse esforço conjunto que se espera garantir a participação e o controle social no processo de reparação.
Ilustrações: Matheus Ferreira/Guaicuy
Imagem destacada: Fabiano Lana/Guaicuy
Paraopeba
19 de abril de 2024
O que você achou deste conteúdo?