Instituto Guaicuy

Conheça os logotipos das Instâncias Regionais 4 e 5

20 de dezembro, 2024, por Natália Ferraz

Após um processo colaborativo entre representantes das Comissões e o Instituto Guaicuy, os logotipos das Instâncias Regionais 4 e 5 foram finalizados! Nas primeiras reuniões das Instâncias Regionais, realizadas no final de outubro, a equipe do Guaicuy fez uma apresentação e disponibilizou um formulário com perguntas para entender como cada grupo gostaria de ser representado visualmente.

Leia mais sobre a primeira reunião ordinária da Instância Regional 4

Leia mais sobre a primeira reunião ordinária da Instância Regional 5

As pessoas participantes responderam a perguntas sobre os elementos mais importantes para suas regiões, as sensações que a marca deveria transmitir, as cores que melhor representam os grupos, outros logotipos que acham interessantes e quais elementos ou cores deveriam ser evitados.

Com base nas respostas, a equipe de Comunicação do Instituto elaborou três opções de logo para cada Instância Regional. Após avaliação e votação pelos grupos, as marcas foram escolhidas e agora simbolizam as Instâncias Regionais. Conheça o resultados:

Logotipos das Instâncias Regionais 4 e 5

Logotipos são representações visuais compostas por imagens, cores e palavras e que têm o objetivo de identificar uma marca específica, que pode ser de uma empresa, um coletivo, um produto… É algo que ajuda a reconhecer o que é aquela marca e o que ela representa. Ter uma identidade visual própria é um marco importante, pois além de reforçar a unidade entre as comunidades atingidas, os logotipos representam visualmente os valores e características de cada região.

O que são as Instâncias Regionais?

As Instâncias Regionais representam um dos espaços do Sistema de Participação, uma forma de organização elaborada com o objetivo de auxiliar as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, a acompanhar e influenciar as decisões relacionadas à reparação dos danos.

Esse sistema busca promover a autonomia, o compartilhamento de informações e a atuação direta das comunidades nos processos de reparação, fortalecendo o controle social. Nas Regiões 4 e 5, ele está organizado da seguinte forma:

Instâncias Locais: compostas por Comissões de pessoas atingidas de cada comunidade ou agrupamento de comunidades. Tratam de demandas locais, específicas de seus territórios.

Instâncias Regionais: formadas por representantes das Instâncias Locais de cada região, abordam questões que impactam áreas maiores e ajudam a integrar diferentes territórios. Também são responsáveis por divulgar informações e fortalecer a participação em decisões que afetam toda a região.

As Instâncias Regionais abrangem o conjunto de comunidades, Comissões e Povos e Comunidades Tradicionais — as Instâncias Locais presentes em cada região. Essa conexão entre as duas formas de organização promove uma abordagem integrada e colaborativa, fortalecendo o compromisso com a participação informada em todos os níveis.

Elas podem atuar desde o acompanhamento das ações de reparação, até na busca por intervenções, controle social e tomada de decisões. Ao permitir a participação ativa dos grupos mais locais no acompanhamento e no debate das ações de reparação, a Instância Regional promove mais transparência no processo.

O funcionamento efetivo do Sistema de Participação depende do envolvimento contínuo das pessoas atingidas. É por meio desse esforço conjunto que se espera garantir a participação e o controle social no processo de reparação.

Ilustrações: Matheus Ferreira/Guaicuy

Imagem destacada: Fabiano Lana/Guaicuy

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!