Instituto Guaicuy

Consultoria apoia Guaicuy na construção da matriz de danos com as pessoas atingidas

2 de março, 2021, por Comunicação Guaicuy

Com experiência de mais de 20 anos com comunidades atingidas, ATEMAB/UFRRJ participa da capacitação dos profissionais do Instituto Guaicuy para elaboração de documento que embasará o valor das indenizações que cada pessoa ou família receberá para compensar as perdas com desastre da Vale 

[smartslider3 slider=”5″]

A Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens (ATEMAB), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), está apoiando o Instituto Guaicuy na tarefa de construir a matriz de danos e de reparação  com as pessoas atingidas das regiões 4 e 5.

Com experiência de mais de 20 anos com pessoas atingidas, a ATEMAB acompanhou a construção da matriz de danos de Barra Longa, uma das cidades afetadas pelo desastre das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, em Mariana; trabalhou na elaboração da matriz de Itatiaiuçu, que teve parte da população prejudicada pelas atividades da ArcelorMittal; atuou na Cáritas; e agora está prestando consultoria para o Guaicuy e as comunidades assessoradas pelo instituto. 

Capacitação e análise de dados coletados

Na última semana de fevereiro, a ATEMAB ofereceu, para a equipe Guaicuy, oficinas sobre a matriz de danos, buscando capacitar e atualizar ainda mais os profissionais técnicos da Assessoria Técnica Independente (AIT). 

Nesta segunda-feira (01/03), o instituto encaminhou para análise das consultoras documentos com danos descritos por pessoas atingidas em reuniões, pesquisas, entrevistas e depoimentos, dando mais um passo rumo à reparação integral. É importante destacar que os documentos enviados não expõem dados pessoais, mas apenas os danos que as pessoas apontaram. Além disso, a ATEMAB tem o dever de sigilo em relação às informações compartilhadas.

Desde o início dos trabalhos como Assessoria Técnica Independente (ATI), o instituto vem recolhendo essas informações das pessoas atingidas com o objetivo de gerar evidências para a matriz de danos e provas contra a Vale no processo coletivo.

A partir de agora, a consultoria da ATEMAB vai analisar os instrumentos que já temos para ajudar na sistematização dos dados coletados com as comunidades. Além disso, vai seguir dando apoio na metodologia para levantamento e quantificação dos prejuízos e na construção do próprio documento da matriz de danos. 

A ATEMAB é mais uma parceira na construção de uma matriz de danos mais qualificada, mas a elaboração da matriz só será possível com a participação das pessoas atingidas, em conjunto com o Instituto Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!