Instituto Guaicuy

Proteção da Biodiversidade: acordo histórico da COP 15 coloca desafios na mesa para o Brasil e para o planeta

16 de janeiro, 2023, por Christiano Amaral

A cidade de Montreal, no Canadá, recebeu em dezembro de 2022 a COP15 da Biodiversidade. 

No evento, os países participantes definiram que a principal meta é preservar um terço da natureza do planeta até 2030. O encontro terminou com a adoção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF, na sigla em inglês), que tem como objetivo combater a perda da biodiversidade, restaurar ecossistemas e proteger os direitos indígenas.

O Brasil é um dos 196 países signatários da Conferência da Biodiversidade.

Principais definições aprovadas na COP15:

  • Manter, melhorar e restaurar ecossistemas, incluindo deter a extinção de espécies e manter a diversidade genética;
  • Uso sustentável da biodiversidade, garantindo que espécies e habitats possam continuar fornecendo alimentos e água potável;
  • Garantir que os benefícios dos recursos da natureza, como remédios que vêm de plantas, sejam compartilhados de forma justa e igualitária; 
  • Garantir que os direitos dos povos indígenas sejam protegidos;
  • Investir e colocar recursos na biodiversidade, garantindo que o dinheiro e os esforços de conservação cheguem onde são necessários.

Os cientistas presentes na COP15 em Montreal alertaram que as perdas de florestas e a poluição dos oceanos estão aumentando o risco da propagação de doenças, como a COVID-19 e o Ebola, e que a terra está sendo “empurrada para além dos limites seguros”. 

Segundo dados divulgados pela ONU, o planeta está tendo a maior perda de espécies registrada desde a época dos dinossauros: um milhão de espécies vegetais e animais estão ameaçadas de extinção.

O que é a COP?

As COPs são conferências periódicas entre os países que assinaram uma Convenção. COP significa “Conference of the Parties” (Conferência das Partes). As edições são realizadas para que os participantes possam acompanhar a implementação do documento e para atualizá-lo quando necessário. A COP é a instância máxima deliberativa da Convenção.

A Convenção da Biodiversidade foi assinada durante a ECO-92, no Rio de Janeiro (RJ) em 1992. Desde que a convenção entrou em vigor, já foram realizadas 15 COPs sobre o tema, a última delas no Canadá. 

A COP15 foi organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), agências da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A COP16 deve ser realizada na Turquia, no ano de 2024. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

  • Humberto disse:

    Biodiversidade e a variação dos seres vivos que são muito importante sem ele não teríamos oxigênio comida e outras coisas.

  • Antonio Plaza Casati disse:

    Para mim biodiversidade é a variedade e diferença dos seres vivose é importante porque ela ajuda a nos fazer remédio, é uma fonte de alimentos, é tudo muito lindo, é uma fonte de materia prima e para conhecer os perigos.

  • lis disse:

    A biodiversidade é todos os tipos de vida que habitam a terra ,fungos,insetos,mamiferos,etc…,a biodiversidade conta com plantas, que além do ser nossa fonte de 0² também é moradia e alimento para boa parte dos animais.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!