Instituto Guaicuy

Desembargador dá 24 horas para Vale e Estado se posicionarem sobre Manifesto dos atingidos

16 de dezembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Nesta quarta-feira (16), integrantes das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), representante do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira, se encontraram com o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), desembargador Newton Teixeira Carvalho. O objetivo do encontro foi entregar nas mãos de Newton, que realiza a mediação sobre o possível acordo entre Vale, Governo de Minas e Instituições de Justiça (IJs), o Manifesto das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão. 

O encontro aconteceu no TJMG. O desembargador anexou o Manifesto ao processo judicial e abriu vistas para manifestação das partes no prazo de 24 horas. Na prática, isso significa que a Vale e o Estado de Minas Gerais terão que se posicionar sobre o Manifesto dos atingidos. A entrega do documento foi mais um passo importante na tentativa de garantir a participação informada dos atingidos em todas as fases do processo de construção de um possível acordo. 

O objetivo do documento “Manifesto pela participação das Pessoas Atingidas na discussão do acordo judicial entre Vale S.A., Estado de Minas Gerais e Instituições de Justiça (IJs)”, produzido por mais de 100 comissões e comunidades de atingidos de toda a Bacia do Paraopeba junto com o MAB, com apoio das ATIs (Aedas, Guaicuy e Nacab) e da Coordenação e Acompanhamento Metodológico e Finalístico (CAMF/PUC Minas), é apontar o posicionamento das pessoas atingidas sobre acordo que está sendo feito nos bastidores, sem conhecimento e participação delas. O documento não visa substituir a participação informada das pessoas atingidas, mas sim reforçar a exigência de acesso delas às informações e a participação na negociação e governança de um possível acordo.

Nesta terça-feira, 15 de dezembro, o Manifesto também foi entregue para o Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior, que assumiu a nova gestão do Ministério Público de Minas desde o dia 24 de novembro. Além disso, as ATIs realizaram a entrega para o Juiz Elton Pupo Nogueira (2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte)  no dia 7 de dezembro.

Amanhã, 17 de dezembro, acontecerá nova audiência de negociação do acordo no TJMG a partir das 13h. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!