Instituto Guaicuy

Acompanhe os destaques do dia que marca os 2 anos do rompimento em Brumadinho

25 de janeiro, 2021, por Comunicação Guaicuy

Hoje (25) completam dois anos do rompimento da barragem da Vale que atingiu moradores de Brumadinho a Três Marias. Neste dia de luto, diversas ações estão sendo realizadas nos territórios e as mídias locais e nacionais estão repercutindo as pautas das pessoas que ainda reivindicam a garantia de seus direitos em busca da reparação integral. 

Confira alguns destaques selecionados pelo Guaicuy.

Cobertura das atividades

  • Barqueata em São José do Buriti: A 271 Km de distância do Córrego do Feijão, em São José do Buriti (Felixlândia), a comunidade também marcou os dois anos do rompimento da barragem da Vale sobre o Rio Paraopeba. Como uma manifestação simbólica nas águas, a barqueata foi um momento para lembrar a cultura local, impactada pelo rompimento que, até hoje, deixa comunidades inteiras em situação de insegurança.

Missa e Celebração Pacto dos Atingidos que integram a programação da II Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho:

Ao meio dia foi celebrada a missa em memória das 273 vítimas da mineradora e por justiça para toda bacia do Paraopeba. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que de forma comovente lembrou as 272 vidas perdidas no rompimento da barragem e também a de Júlio César de Oliveira Cordeiro, que faleceu soterrado na mina do Córrego do Feijão em dezembro de 2020.

Por eles, foram soadas 273 badaladas às 12h28, horário em que aconteceu o desastre. Na ocasião, também foi celebrado o Pacto dos Atingidos, com a participação de pessoas atingidas de diversas comunidade. O celebrante, Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, fez uma reflexão sobre a morte do rio e também lembrou dos atingidos ao longo de toda a bacia.

Notas das Instituições de Justiça

Notas de organizações da sociedade civil

  • MAM:

Matérias da imprensa nacional e mineira

Matérias da imprensa local das áreas 4 e 5:

  • RÁDIO ANTENA 10 FM: Entrevista com o coordenador técnico de campo da Área 5 Leste, Nísio Miranda, do Instituto Guaicuy:

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!