Hoje (25) completam dois anos do rompimento da barragem da Vale que atingiu moradores de Brumadinho a Três Marias. Neste dia de luto, diversas ações estão sendo realizadas nos territórios e as mídias locais e nacionais estão repercutindo as pautas das pessoas que ainda reivindicam a garantia de seus direitos em busca da reparação integral.
Confira alguns destaques selecionados pelo Guaicuy.
Missa e Celebração Pacto dos Atingidos que integram a programação da II Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho:
Ao meio dia foi celebrada a missa em memória das 273 vítimas da mineradora e por justiça para toda bacia do Paraopeba. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que de forma comovente lembrou as 272 vidas perdidas no rompimento da barragem e também a de Júlio César de Oliveira Cordeiro, que faleceu soterrado na mina do Córrego do Feijão em dezembro de 2020.
Por eles, foram soadas 273 badaladas às 12h28, horário em que aconteceu o desastre. Na ocasião, também foi celebrado o Pacto dos Atingidos, com a participação de pessoas atingidas de diversas comunidade. O celebrante, Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, fez uma reflexão sobre a morte do rio e também lembrou dos atingidos ao longo de toda a bacia.
O que você achou deste conteúdo?