Instituto Guaicuy

No marco dos 2 anos do desastre da Vale, Guaicuy lança boletim impresso Piracema

19 de janeiro, 2021, por Comunicação Guaicuy

Periódico bimestral traz notícias e informações sobre o processo coletivo e contribui para a participação informada das pessoas atingidas das áreas 4 e 5

Está no ar e a caminho das comunidades a primeira edição do Piracema, primeiro boletim impresso do Instituto Guaicuy produzido para as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale. 



O boletim tem o objetivo de contribuir para que moradoras e moradores de Curvelo e Pompéu (área 4) e de municípios banhados pelo Rio Paraopeba ou pelo Lago de Três Marias (área 5) tenham acesso a informações em seus territórios, contribuindo para a participação informada das pessoas, que é uma das principais tarefas da Assessoria Técnica Independente (ATI).

O periódico bimestral trará notícias sobre o andamento do processo judicial coletivo, além de informações técnicas relacionadas aos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que afetou o meio ambiente e a vida de pessoas que moram ao longo do Rio Paraopeba até o Lago de Três Marias.

A primeira edição do Piracema traz novidades sobre as análises ambientais realizadas pelo instituto e também sobre o acordo que vem sendo negociado com a Vale pelo Estado de Minas Gerais e pelas Instituições de Justiça que representam as pessoas no processo coletivo (Ministério Público/MG, Defensoria Pública/MG e outras).

Além disso, o boletim traz textos sobre o direito ao Pagamento e às Medidas Emergenciais, um mapa colorido com os municípios da área 4 e 5, bem como depoimentos e fotografias de pessoas que tiveram sua rotina prejudicada pelo desastre.

Saiba mais:

Acompanhe o andamento do processo judicial coletivo relacionado ao desastre da Vale

Confira os ofícios que o Guaicuy enviou à Vale e às Instituições de Justiça em 2020

Saiba quem são os atores do processo de reparação integral e quais são suas funções

Leia mais sobre as medidas emergenciais, obrigações da Vale com pessoas atingidas

O que é o Guaicuy e qual seu papel como Assessoria Técnica Independente (ATI)?

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!