Neste sábado (8) e domingo (9), vai acontecer o Encontro de Bacia do Anexo 1.1. O evento reunirá representantes das cinco regiões atingidas pela Vale com o rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. Ele pretende concluir a quinta e última etapa da construção do Plano de Trabalho do Anexo 1.1 do Acordo de Reparação.
Durante o evento, representantes das pessoas atingidas aprovarão como será a execução das ações de reparação previstas no Anexo 1.1. Segundo a Entidade Gestora, haverá espaços de discussão em grupo e plenárias para aprovação dos pontos discutidos.
O Encontro de Bacia do Anexo 1.1 será realizado em Belo Horizonte (MG) e a participação é restrita aos representantes eleitos pelas Comissões. Ao todo, serão 24 representantes da Região 4 e 45 da Região 5.
Confira o material preparado pela Cáritas para o Encontro
Confira a programação do Encontro de Bacia do Anexo 1.1
O Anexo destina R$3 bilhões para projetos de demandas das comunidades prejudicadas e para linhas de crédito e microcrédito. São projetos para fomentar a geração de trabalho e renda, o acesso à cultura, esporte e lazer, à qualidade de vida e à saúde, para reparar uma série de problemas vivenciados pelas pessoas atingidas após o rompimento da barragem da Vale.
O Anexo 1.1 é o único que cita, no texto do Acordo, a necessidade de participação das pessoas atingidas pelo desastre-crime em suas decisões e em todas as suas etapas.
A partir de então, a Entidade Gestora elaborou um Plano de Ação com etapas participativas para construção de uma proposta definitiva incluindo a abertura de um prazo para contribuições das pessoas atingidas em todo o processo.
Para a construção de um Plano Definitivo a ser executado, houve, até agora, os Momentos 1, 2, 3 e 4. No primeiro, foram feitas reuniões em todas as Regiões, conduzidas pela Cáritas, durante o mês de março, para mobilização e apresentação da atuação da Entidade Gestora. No Momento 2, foram realizadas reuniões para a construção do Plano de Ação, por temas. Os encontros ocorreram em abril, abordando seis temas: Plano de Recuperação Socioeconômica, Desenho Institucional de Governança, Sistema de Participação, Fluxo de Projetos, Gestão do Crédito e Microcrédito, Gestão Fiduciária do Recursos.
Entenda os principais temas da proposta da entidade gestora do Anexo 1.1
Já o Momento 3, conduzido pela Entidade Gestora, no começo de maio, para nivelar informações, e debater consensos e divergências entre Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).
Após as três primeiras etapas, o Momento 4 foi responsável por gerar um primeiro acordo entre as comunidades, sobre temas como a governança do Anexo, o plano participativo e o fluxo de projetos e as linhas de crédito e microcrédito. Participaram destes momento todas as Comissões de Pessoas Atingidas das Regiões 4 (Curvelo e Pompéu) e 5 (Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias).
O que você achou deste conteúdo?