Instituto Guaicuy

Entidade Gestora debate proposta de gestão para Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas e as Linhas de Crédito e Microcrédito

2 de maio, 2024, por Camila Bastos

Sugestões das pessoas atingidas serão sintetizadas e validadas no final de maio

Terminaram, no último final de semana, os encontros da Entidade Gestora com as pessoas atingidas pelo rompimento da Vale para os Momentos 2 e 3 da construção do Plano de Trabalho do Anexo 1.1 do Acordo de Reparação, que fala sobre os Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas e as Linhas de Crédito e Microcrédito. 

Ao longo do mês de abril, a parceria da Entidade Gestora, que vai ser responsável pela gestão dos recursos e programas, se reuniu com as pessoas atingidas para conversar a respeito dos principais temas tratados nesta parte do Acordo de Reparação. 

O objetivo dos encontros, que estão sendo divididos em cinco Momentos, é construir o Plano de Trabalho que vai estabelecer as diretrizes de execução dos recursos reservados para o Anexo 1.1 (Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas e as Linhas de Crédito e Microcrédito) do Acordo de Reparação Judicial, firmado entre Vale e Poder Público. 

As atividades de planejamento do Anexo 1.1 acontecem no mesmo período em toda a Bacia / Foto: Fabiano Lana/Instituto Guaicuy

“Estamos entrando em uma fase desafiadora da construção do Plano de Trabalho da Entidade Gestora, pois as considerações de todas pessoas atingidas devem ser lidas e ponderadas para construção de um documento que de fato seja um espelho dos anseios das diferentes comunidades ao longo da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias”, pondera Taís Sousa, supervisora do  do Escritório Socioeconômico do Instituto Guaicuy.

Anexo 1.1 – Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas e as Linhas de Crédito e Microcrédito

Os Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas e as Linhas de Crédito e Microcrédito fazem parte do Programa de Reparação Socioeconômica do Acordo. São projetos para fomentar a geração de trabalho e renda, o acesso à cultura, esporte e lazer, à qualidade de vida e à saúde, para reparar  uma série de problemas vivenciados pelas pessoas atingidas após o rompimento da barragem da Vale. 

Ao todo,  Anexo 1.1 terá o recurso de R$3 bilhões para os 26 municípios atingidos. O consórcio liderado pela Cáritas vai administrar, nos dois primeiros anos, 10% do valor (R$300 milhões). 

 “Os recursos do Anexo 1.3 não estão vindo para as áreas que foram mais prejudicadas. A região 5 já está fora, injustamente, do Programa de Transferência de Renda, então nós estamos muito ansiosos para esse recurso [do Anexo 1.1]”, ponderou Edmar Fonseca de Melo , da Comissão Beira Rio. 

A previsão é de que o Plano de Trabalho, que está sendo construído com as comunidades atingidas, seja colocado em prática, ao final das cinco etapas (ou Momentos) de debates e validações e aprovação das Instituições de Justiça. Tanto os debates para o desenho do Plano de Trabalho, quanto a execução e distribuição dos recursos acontecem, ao mesmo tempo, nas cinco regiões atingidas.

Após a apresentação das propostas da Entidade Gestora, as pessoas atingidas apresentaram dúvidas, sugestões e considerações que deverão ser sistematizadas e usadas para escrever o Plano de Trabalho definitivo, que será validado por representantes de todas as regiões no Encontro Inter-regional, ainda sem data definida.  

Próximos passos

Em maio, terão início os encontros do Momento 4, em que a Entidade Gestora apresentará a sistematização dos debates que aconteceram até agora em todas as regiões atingidas. Os encontros estão previstos para acontecer na segunda quinzena do mês. Depois, no Momento 5, o texto será votado por representantes das comunidades durante o Encontro Inter-regional de Bacia, que está previsto para acontecer no início de junho.

Entenda os principais temas da proposta da Entidade Gestora para o Anexo 1.1 do Acordo de Reparação

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!