Instituto Guaicuy

Governança: o que significa e como ela será fundamental no Anexo 1.1

21 de maio, 2024, por Mathias Botelho

Com a intensificação dos debates sobre o Anexo 1.1 nas comunidades atingidas e com o início do trabalho da Entidade Gestora no território, uma palavra vem ganhando cada vez mais força e sendo cada vez mais falada: governança. Mas o que ela significa?

A definição mais simples de governança é o ato de governar, ou o ato de decidir. É ter poder de decisão sobre determinado ponto. Então, no contexto do Anexo 1.1, falar em governança é falar que as decisões têm que ser tomadas pelas próprias pessoas atingidas.

A Entidade Gestora segue alguns princípios, tanto para a construção do Plano de Trabalho, quanto para a administração do Anexo 1.1. No que diz respeito à governança, são eles: o protagonismo e a autonomia das pessoas atingidas, amplitude territorial, integração, união, reconhecimento, autossustentabilidade, transparência, controle social e mobilização social ampla.

Grupo de pessoas atingidas pelo rompimento da Vale participa de reunião comunitária

Governança participativa e popular

Ou seja, as pessoas atingidas devem ser as protagonistas na governança do Anexo 1.1 e ter autonomia em suas decisões. Isso significa que a governança será participativa e popular. E que as decisões não serão tomadas apenas pelo Comitê Pró-Brumadinho ou pelas Instituições de Justiça.

“É muito importante, para que haja uma governança de fato popular, que as Comissões pensem em maneiras para validar os projetos e as linhas de crédito e microcrédito em suas comunidades. Isso pode ser feito de muitas maneiras: conversas com vizinhos, mobilização nas escolas e feiras, reuniões comunitárias, etc.”, avalia Julia Guimarães, gestora do Escritório de Projetos Socioeconômicos do Instituto Guaicuy.

“Para garantir uma governança popular, as pessoas atingidas têm que participar das reuniões com a Entidade Gestora, com a Assessoria Técnica, mas, principalmente, organizar dentro das comunidades encontros, conversas e debates sobre o tema”, completa.

Anexo 1.1

O Anexo 1.1 é o pedaço do Acordo Judicial de Reparação que destina R$3 bilhões para Projetos de Demandas das Comunidades e para Linhas de Crédito e Microcrédito. A parceria formada por Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Instituto E-Dinheiro Brasil foi a escolhida pelas Instituições de Justiça para administrar parte dos recursos do Anexo 1.1.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!