O governo de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, o Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública de Minas Gerais anunciaram o repasse de R$ 178,5 milhões para projetos de reparação em seis municípios afetados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Os recursos serão destinados às ações dos Anexos 1.3 que preveem cinco projetos de infraestrutura e mobilidade e três obras em equipamentos públicos.
Os municípios beneficiados são Betim, Esmeraldas, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, São Gonçalo do Abaeté e São Joaquim de Bicas.
Esses recursos serão destinados aos chamados projetos convertidos, que inicialmente seriam executados pela própria mineradora. No entanto, foram repassados para as prefeituras, uma vez que os orçamentos apresentados pela Vale foram muito superiores aos propostos pelas prefeituras municipais.
Desde o ano passado, foram convertidos 55 projetos referentes aos anexos 1.3 (Projetos para a Bacia do Paraopeba) definidos pelos compromitentes após Consulta Popular, somando aproximadamente R$ 1.3 bilhões transferidos aos 25 municípios atingidos.
Saiba mais sobre os projetos do Anexo 1.3
Projetos convertidos na Região 5
Três projetos são destinados para Morada Nova de Minas e São Gonçalo do Abaeté. No povoado de Vau das Flores- Morada Nova de Minas, será construída uma cobertura na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Antônio Ribeiro.
Em São Gonçalo do Abaeté o investimento foi destinado para a ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde Claudiano Morato incluindo a pavimentação de uma praça na frente da unidade e a pavimentação do estacionamento da unidade e a segunda obra é a construção de um cemitério municipal.
O que você achou deste conteúdo?