Instituto Guaicuy

Guaicuy apresenta Plano de Recuperação Socioambiental para lideranças atingidas

5 de julho, 2024, por Camila Bastos

Ao longo do mês de junho, o Instituto Guaicuy se reuniu com lideranças do Baixo Paraopeba, do entorno da Represa de Três Marias e das margens do Rio São Francisco para explicar e tirar dúvidas sobre o Plano de Recuperação Socioambiental. O Plano está previsto no Anexo 2 do Acordo de Reparação Judicial e estabelece as ações de recuperação que deverão ser executadas pela Vale para gerar melhores condições ambientais para a Bacia após o rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho. 

“O objetivo da reparação socioambiental é que as pessoas voltem a ter qualidade de vida, levando em conta as especificidades de cada região diante dos impactos do desastre-crime. Nesse contexto, é muito importante que as pessoas atingidas possam atuar ativamente no controle social e, para isso, é fundamental que haja monitoramento das condições socioambientais”, explica a assessora de mitigação do Guaicuy, Paula Constante.

Os encontros aconteceram em Pompéu, Felixlândia, Abaeté e Morada Nova de Minas, com as Comissões de Pessoas atingidas das comunidades da região do Baixo Paraopeba, da Represa de Três Marias e também banhadas pelo Rio São Francisco. A equipe também se reuniu com os Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do quilombo Saco Barreiro, em Pompéu, e da comunidade indígena Kaxixó, em Martinho Campos. 

Moradores das comunidades de Pompéu participam de formação sobre Plano de Recuperação socioambiental – Foto: Diogo Coelho/Instituto Guaicuy

Qualidade de vida

Para Viviane da Silva, integrante da Comissão CAPPA, de Paineiras, a recuperação socioambiental do território atingido é fundamental para que as próximas gerações possam desfrutar de qualidade de vida. “Eu sou agricultora e acho essa parte [reparação socioambiental] a mais importante, porque tá todo mundo preocupado com o dinheiro, mas quero que minhas filhas tenham um ambiente e água de qualidade. A gente vê que o peixe tá estranho, e se não preocuparmos com isso agora, nossos filhos é que vão sofrer e não vamos conseguir reparar”, afirma. 

O que é o Plano de Recuperação Socioambiental

O Plano de Recuperação Socioambiental tem o objetivo de reparar os danos socioambientais causados pelos rejeitos de minério derramados na Bacia do Paraopeba, buscando o retorno a uma situação próxima às condições anteriores ao desastre-crime. Também tem o objetivo de reparar a saúde das pessoas prejudicadas.

Mônica Campos, supervisora de mitigação do Guaicuy, também destaca a importância do monitoramento ambiental constante. “No Plano foram levantadas poucas informações anteriores ao rompimento, de forma que a avaliação das alterações após o desastre-crime ficou prejudicada, indicando que vários impactos não ocorreram abaixo do barramento de Retiro Baixo [Pompéu]”, analisa.  

Assista o vídeo para conhecer mais sobre ele: 

Objetivos do Plano de Recuperação Socioambiental

  • Remediar os danos causados pelo rompimento;
  • Restituir os ecossistemas afetados e as condições biofísicas da área impactada;
  • Restaurar as condições de infraestruturas locais afetadas;​
  • Reparar perdas sociais e econômicas​ na região afetada;​​
  • Reparar as áreas atingidas e​​ promover a sua ressignificação;​​​
  • Reparar a perda da memória​​​ e do patrimônio cultural.

Como acessar as informações socioambientais

Os encontros também aconteceram para que a equipe do Guaicuy pudesse indicar os caminhos para acessar as informações de meio ambiente e saúde do Plano. Atualmente, o Guaicuy elabora boletins periódicos com base nos relatórios que são apresentados pela Aecom, empresa responsável pela auditoria do Plano de Recuperação Socioambiental.  E, em breve, será lançado um manual com o passo a passo do acesso às informações socioambientais disponíveis em todos os órgãos e atores envolvidos.

CONFIRA AQUI OS BOLETINS DE ACOMPANHAMENTO SOCIOAMBIENTAL 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!