Instituto Guaicuy

Guaicuy apresenta projeto de valorização do patrimônio junto às comunidades de Miguel Burnier e Engenheiro Corrêa para Prefeitura de Ouro Preto

23 de abril, 2024, por Comunicação Guaicuy

Equipe se reuniu com vice-prefeita e secretarias para apresentar projeto que prioriza reuniões de nucleação e construção participativa com as comunidades

Na última quinta-feira (18), a equipe técnica do Instituto Guaicuy apresentou o projeto “Valorização do Patrimônio Histórico e Natural de Miguel Burnier e Engenheiro Correia, Ouro Preto/MG”, aprovado pela plataforma Semente, na Prefeitura de Ouro Preto. Estiveram presentes a vice-prefeita Regina Braga, a representante da Prefeitura de Ouro Preto, Viviane Pires, a secretária de Educação Débora Etrusco, o secretário do Meio Ambiente Chiquinho Assis e seu assistente Pedro Lisboa, Anna Carolina Costa Barbosa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitações, o secretário de Cultura Flávio Malta e o vereador Naércio França.

Segundo Ronald Guerra, vice-presidente do Guaicuy, presente no encontro, “é muito importante que a gente faça esse trabalho com a participação desses setores da prefeitura, principalmente a participação local das pessoas que atuam lá na região de Miguel Burnier e Engenheiro Correia”. Tanto a vice-prefeita Regina Braga quanto o vereador Naércio falaram sobre a importância de termos uma atuação na região do Mota, que é um distrito mais afastado de Miguel Burnier, mais próximo à 040, com uma relação geopolítica mais forte com a região de Congonhas e Lafayete, e aquele complexo minerário vai ali na borda da 040. Falaram da importância da participação dessas comunidades no trabalho, então vamos nos organizar para isso e num trabalho integrado com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, integrado também com as empresas locais ali, que já pela própria existência no território causa impactos, que a gente chama de impactos positivos e negativos, mas construindo uma proposta conjunta com a comunidade do território. Então um grande avanço, a reunião foi muito frutífera, a Prefeitura é muito aberta pra esse processo, elogiaram muito nosso trabalho, espero que possamos construir isso de mãos dadas para que a gente possa construir isso de mãos dadas para podermos contribuir mais, um pouco mais né, para qualidade de vida das pessoas que vivem ali no distrito de Miguel Burnier, na comunidade do Morta e no distrito de Engenheiro Correia. Então, foi muito bom que todos podemos nos integrar pr’um esforço conjunto”.

Regina Braga elogiou a equipe do Guaicuy sobre a iniciativa do encontro para a apresentação do projeto e comentou sobre sua relação com os distritos: “sou nascida e criada no distrito de Engenheiro Correia, eu dei aula em Miguel Burnier, tenho uma relação afetiva muito grande com Miguel Burnier. É uma região extremamente impactada pela mineração, então esse trabalho do Instituto Guaicuy, que tem uma expertise muito grande de trabalhar o pertencimento, de trabalhar os impactos da mineração, de proteger os que são diretamente atingidos, isso é muito importante para a região que também é impactada, muito impactada, assim como nosso distrito de Antônio Pereira. Então eu fiquei muito feliz, muito orgulhosa e sou extremamente agradecida a todo o Instituto Guaicuy por escolher Miguel Burnier, por esse cuidado, por essa atenção. Eu enquanto vice-prefeita e cidadã daquela região, nascida e criada ali, eu me coloco inteiramente à disposição para somar e fazermos parcerias importantes pela proteção do nosso patrimônio, do nosso meio ambiente, da nossa gente, nosso território. Estamos juntos.”

 

Próximos passos

O projeto prevê para o próximo mês estabelecer contato com as lideranças e instituições com objetivo de compreender a organização territorial dos contatos e instituições mapeados, como escolas, associações e outras organizações já existentes nos distritos de Miguel Burnier e Engenheiro Correia.

Espera-se que ainda ao final do primeiro semestre, seja realizada a mobilização para o primeiro encontro de apresentação do projeto com a comunidade, escuta e acolhida para leitura e análise de cenário territorial por parte da equipe técnica, definição de dinâmica para a estratégia de nucleação, além do levantamento de outras iniciativas nas localidades. 

Ao final da reunião, foi compactuado que após contato com lideranças, instituições e escuta ativa com as comunidades dos distritos, o Instituto Guaicuy irá se reunir novamente com as secretarias e prefeitura com objetivo de compartilhar as questões levantadas, desafios e potencialidades do projeto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!