Instituto Guaicuy

Guaicuy compõe nova diretoria do CBHSF

16 de setembro, 2021, por Guaicuy

Na tarde desta quinta-feira (16/09), foi eleita, por aclamação, a nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, (CBHSF). O Instituto Guaicuy faz parte do grupo eleito, por unanimidade, na XXIV Plenária Extraordinária do CBHSF, em Maceió (AL). O comitê é composto por entidades da Sociedade Civil, Usuários de Água e órgãos governamentais. Das Organizações da Sociedade Civil eleitas no Alto São Francisco, juntamente com o Instituto Guaicuy, encontram-se organizações como a Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APA-OP), a Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO), a Associação Comunitária de Estiva II, dentre muitas outras. 

A proposta central da articulação entre as regiões é potencializar a união entre os diversos grupos e coletivos que lutam pela preservação do São Francisco. A chapa busca ainda viabilizar ações que fortaleçam o Comitê e promovam a revitalização do rio em toda sua extensão. 

A crise hídrica vem se tornando mais grave ao longo dos anos e políticas de revitalização dos cursos de água se tornam cada vez mais importantes. Com isso em mente, as organizações buscam fortalecer a luta pela proteção e revitalização, além de fomentar políticas públicas que possam dar conta desta tarefa. 

Com o Guaicuy na diretoria do CBH São Francisco surge a oportunidade de unir forças e ampliar os diálogos pela defesa ambiental, tanto de biomas quanto dos diversos usos que garantem a vida de tantas populações ribeirinhas e riquezas para nossa sociedade. 

“Nós temos que nos unir para além do plenário, unir povos, tradições, culturas, para mostrar que o São Francisco é um todo. E a beleza dele está exatamente na diversidade, naquilo que nos torna diferentes. É bom ver aqui quilombolas, indígenas, barranqueiros, pescadores. Nós somos uma diversidade. E é essa diversidade que nos une”, afirmou, durante a plenária, Marcus Vinícius Polignano. 

Nesta nova etapa, o Guaicuy também acredita que será possível visibilizar e articular cada vez mais pessoas e grupos, desde regiões e populações onde já atua até os diversos mundos que se relacionam com o Velho Chico, pela construção de um mundo mais sustentável e justo.

O Comitê da Bacia do São Francisco

Criado em 5 de junho de 2001, o CBHSF é um órgão que tem por finalidade a proteção dos mananciais do Rio São Francisco e a contribuição para o seu desenvolvimento sustentável. É integrado pelo poder público, pela sociedade civil e por usuários de água, que representam um total de 38,7% de seus membros, envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!