Instituto Guaicuy

Guaicuy inicia atividades como Assessoria Técnica Independente em Antônio Pereira

2 de dezembro, 2022, por Guaicuy

Atividades enquanto Assessoria Técnica Independente das pessoas atingidas de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, tiveram início no dia 01 de dezembro de 2022.

O direito à Assessoria Técnica Independente é uma vitória conquistada pela população atingida de Antônio Pereira, que desde o final de 2018 convive com a instabilidade da barragem Doutor, da Vale. Centenas de pessoas vivem na chamada ZAS (zona de autossalvamento) e, em março de 2021, o Instituto Guaicuy foi confirmado como instituição eleita para realizar o trabalho de Assessoria Técnica Independente na região. 

Oficialmente, as atividades da ATI em Antônio Pereira têm início nesta quinta-feira (01/12). A previsão de execução dos trabalhos é de 30 meses, e foi disponibilizado um recurso de R$ 2.880.000,00 referente aos seis primeiros meses de atuação.

O Coordenador Geral do Projeto ATI Antônio Pereira é Ronald Guerra, vice-presidente do Instituto Guaicuy e com histórico de participação ativa desde a fundação do Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A sua trajetória de luta tem mais de 40 anos na região de Ouro Preto.

“Os trabalhos que vão iniciar no Guaicuy para a Assessoria Técnica de Antônio Pereira são continuidade de uma série de ações que desenvolvemos no território para assegurar nossa participação como ATI escolhida pela comunidade. De acordo com o que foi apresentado e discutido em juízo, nosso Plano de Trabalho está pautado no processo de participação informada, organização e mobilização da população de Antônio Pereira”, explica Ronald. 

Ele acrescenta ainda que, nesse primeiro momento de atuação da ATI, ele está coordenando os trabalhos de organização e já possui uma parte da equipe formada. “Com o lançamento do edital, iremos contratar mais 12 pessoas para trabalhar em Antônio Pereira. Além disso, nessa primeira fase, o Guaicuy está reatando os contatos com a comunidade, participando de reuniões presenciais. Vamos começar essa agenda de reuniões estratégicas, de planejamento e organização de toda estrutura administrativa necessária”, completa. 

Para ter mais informações, as pessoas atingidas de Antônio Pereira podem entrar em contato com o Guaicuy pelo email ati.antoniopereira@guaicuy.org.br

População organiza abaixo-assinado de apoio à ATI

No dia 29 de novembro de 2022, o Instituto Guaicuy acompanhou a reunião em Antônio Pereira convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais para apresentação do Promotor de Justiça de Minas Gerais, Dr. Gabriel Pereira de Mendonça, às pessoas atingidas. Nessa oportunidade, os moradores decidiram realizar um abaixo-assinado manifestando apoio ao trabalho da Assessoria Técnica Independente.

A comunidade acompanhará a execução dos trabalhos para que todos os danos causados pela empresa sejam reparados integralmente. Para ganhar força, os participantes da reunião se comprometeram a divulgar e recolher assinaturas em toda comunidade. O prazo para envio do abaixo-assinado ao Ministério Público de MG é dia 05/12.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!