Instituto Guaicuy

IBRAM diz que Vale já gastou demais com o Auxílio Emergencial

29 de maio, 2026, por Mathias Botelho

Em 28 de maio, houve nova manifestação da associação de mineradoras sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1314, que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reforça que a Vale já gastou mais de um bilhão de reais com o Auxílio até agora e que isso seria argumento suficiente para suspender temporariamente o pagamento enquanto não há decisão final da justiça. 

Para o IBRAM, os valores pagos pela Vale desde dezembro de 2025 representam “prejuízo bilionário, atual e cumulativo, imposto por interpretação judicial”. A título de comparação, a mineradora registrou lucro líquido (já excluídos os gastos) de 2,3 bilhões de dólares em 2025. Em cotação atual, isso representa cerca de R$12,6 bilhões. 

A ADPF foi movida pelo IBRAM para tentar acabar com o Auxílio Emergencial às pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale. O ministro Gilmar Mendes é o relator do caso. 

Leia a manifestação do IBRAM

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

  • Adivineres Alves disse:

    O rio paraopeba ainda tem rejeito em sua extensão moro próximo do Rio que invadiu minha casa deixando até 50cm de lama em alguns lugares lamentável

  • CLÁUDIA DE ANDRADE PINHO disse:

    Ela deve à sociedade muito mais, e eternamente. Empresa assassina.

  • Luciana Ribeiro Silva disse:

    Deveria acabar sim, porque tem muita gente recebendo esse dinheiro e que nem são pessoas que são ribeirinhos.Se o ministério público investigar direito vai encontrar muita irregularidades principalmente em São Mateus ES

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!