Instituto Guaicuy

Meio ambiente e a urgência para fazer diferente

1 de junho, 2021, por Comunicação Guaicuy

Meio ambiente: a responsabilidade ambiental ditará a nossa sobrevivência no futuro!
Foto: Felipe Chimicatti | Barra do Guaicuy

Meio ambiente: a responsabilidade ambiental ditará a nossa sobrevivência no futuro!

Há anos vivenciamos um sistema econômico que tem priorizado o lucro acima da vida. A lentidão para resolver os problemas ambientais, que vão das manchas de petróleo no Nordeste, passando pela devastação ambiental causada pelos rompimentos das barragens da Vale e da Samarco em Minas Gerais, às queimadas na Amazônia, chamam a atenção para o desmonte do Meio Ambiente.

Assim, diante deste cenário e da atuação do Guaicuy na defesa das águas, iniciamos o mês de junho dedicados ao debate sobre a importância da responsabilidade ambiental em todos os níveis sociais. A continuação da vida na Terra depende, principalmente, de ações reais que fiscalizem atividades econômicas como a mineração, a agropecuária e as atividades industriais e de posições legais dos governos em prol das causas ambientais.

É possível e é preciso fazer diferente! Como sociedade, precisamos permanecer engajados na luta por um mundo mais solidário e justo. Precisamos lutar para que exista um equilíbrio saudável entre a natureza e as pessoas. Como Brasil, precisamos de leis fundamentadas na sustentabilidade, na proteção dos recursos naturais e na fiscalização, penalização e reparação das atividades econômicas que comprometam a relação segura com o meio ambiente. 

Meio ambiente e a luta através da conscientização

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações

(Artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988)

Desde 1972 que o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na abertura da Conferência de Estocolmo, a data tem o objetivo de chamar a atenção do mundo para os desafios ambientais, além de criar uma postura crítica e ativa na busca pela preservação ambiental do nosso planeta.

A partir de então, o mês de junho passou a ser dedicado a pautas sobre o meio ambiente, responsabilidade socioambiental e combate ao consumo desenfreado que causam a utilização descontrolada dos recursos naturais. Assim, a conscientização ambiental trata da necessidade de se debater as graves perdas que, todos nós enquanto Humanidade, temos sofrido com a depredação do meio ambiente. 

Então, nosso convite de hoje e ao longo de todo este mês é para que você se informe, se sensibilize e se mobilize sobre a pauta ambiental. Enquanto há tantos que querem destruir, nós, do Guaicuy, lutamos para estar ao lado de quem quer construir outro mundo, mais sustentável e justo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!