Instituto Guaicuy

Mil dias após o rompimento, Justiça determina que ex-presidente da Vale deixa de ser réu em ação criminal

21 de outubro, 2021, por Guaicuy

Foto: Agência Brasil / Adriano Machado

O ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, e outras 15 pessoas, entre funcionários da mineradora e da empresa TÜV SÜD não são mais réus em ação criminal por homicídio qualificado e por crimes contra a fauna, flora e de poluição, em decorrência do rompimento da barragem da Vale sobre o rio Paraopeba. A determinação foi feita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na terça (20), que transferiu a responsabilidade por julgar essas ações criminais para a Justiça Federal.

A ação tramitava no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, mas o STJ aceitou o recurso da defesa de Schvartsman, argumentando que o rompimento impactou também em sítios arqueológicos que são responsabilidade da União. Com isso, nova denúncia deverá ser feita na Justiça Federal.

Em nota, o membro da diretoria do Instituto Guaicuy, Marcus Vinícius Polignano, manifestou indignação com a medida, classificada como “manobra protelatória”. Em suma, a decisão faz com que o processo, mesmo quase três anos depois do colapso do complexo minerário, volte à estaca zero.

A partir de agora, o caso está na jurisprudência da  9ª Vara Federal de Belo Horizonte. Com isso, cabe ao Ministério Público Federal apresentar denúncia, o que ainda não foi feito. O Ministério Público de Minas Gerais irá entrar com recurso para que a decisão seja revertida e o caso siga na justiça estadual. 

Confira, na íntegra, a nota de Marcus Vinícius Polignano sobre a decisão:

É imprescindível registrar a nossa indignação sobre a decisão da Justiça Federal proferida nesta semana de que o processo criminal sobre o rompimento da barragem da Vale sobre o rio Paraopeba não acontecerá na esfera estadual, mas sim na federal.

Apesar dos 270 mortos, oito desaparecidos e milhares dos atingidos serem mineiros, do rio Paraopeba – que foi gravemente contaminado – estar localizado no estado, de todas propriedades afetadas também estarem em Minas Gerais, assim como toda a biodiversidade que foi comprometida, ainda assim, decidiram mudar a jurisprudência!

A decisão se baseou em argumentos jurídicos propostos pela Vale, por meio da defesa do ex-presidente da mineradora, de que sítios arqueológicos foram afetados e tais sítios serem de competência de órgão federal. Nessa argumentação, para os advogados do réu, a competência do julgamento deveria ir para a justiça federal. 

Como se a Vale tivesse alguma preocupação com sítios arqueológicos brasileiros! É uma vergonha!

Trata-se, claramente, de uma mera manobra protelatória, buscando encontrar subterfúgios para que os responsáveis não respondam criminalmente pelos seus atos.

Há também que se lamentar que a decisão tenha sido proferida por uma turma do STJ. 

Nós, do Instituto Guaicuy, nos solidarizamos com as vítimas que estão simplesmente em busca de Justiça e apoiamos a interposição de recurso pelo Ministério Público de Minas Gerais para que o processo continue na esfera estadual.

O Instituto Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas. 

Seguimos firmes na luta pela reparação integral!

Marcus Vinícius Polignano

Membro da Diretoria

Instituto Guaicuy

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!