Paraopeba
Andamento do Anexo 1.3 no Baixo Paraopeba e Represa de Três Marias (15/04/2024)
15 de abril de 2024
No dia 6 de maio, representantes de comunidades de Pompéu atingidas pelo rompimento da barragem da Vale se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Guimarães Cordeiro. A conversa teve como objetivo debater o acesso à saúde na área rural, a saúde das pessoas atingidas e as ações do Anexo 1.3 do Acordo de Reparação Judicial, que destina recursos para o fortalecimento de serviços e políticas públicas.
No encontro, ficou encaminhada a criação de um Comitê Misto, formado por pessoas atingidas e por representantes do poder público do município, para debater e tratar das questões de saúde das pessoas atingidas. A princípio, a proposta da secretaria é que esse grupo seja composto por cinco representantes das pessoas atingidas e dois do poder público. Os detalhes, no entanto, ainda não foram formalizados.
Durante a reunião, membros da secretaria apresentaram dados de atendimento na zona rural e falaram sobre a limitações de profissionais e recursos. Participaram 12 pessoas atingidas, representantes de todas as Comissões de Pessoas Atingidas de Pompéu e do Quilombo Saco Barreiro. “Foi uma conquista ter reunido todo mundo de Pompéu lá. As demandas de saúde são muitas e são complexas”, avalia a coordenadora regional do Instituto Guaicuy em Curvelo e Pompéu, Enya Barros.
As pessoas atingidas puderam falar sobre diversas demandas, como a importância da transparência no uso dos recursos do Anexo 1.3. Na divisão feita pelas Instituições de Justiça, a cidade de Pompéu deve receber R$ 79,2 milhões para projetos de fortalecimento do serviço público.
Também ficou encaminhada a realização de um novo encontro para tratar da saúde das pessoas atingidas, ainda sem data marcada.
Paraopeba
15 de abril de 2024
7 de abril de 2022
O que você achou deste conteúdo?