Instituto Guaicuy

Moradores de Pompéu se reúnem com Secretária Municipal da Saúde e planejam Comitê sobre saúde das pessoas atingidas pelo rompimento da Vale

10 de maio, 2024, por Camila Bastos

No dia 6 de maio, representantes de comunidades de Pompéu atingidas pelo rompimento da barragem da Vale se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Guimarães Cordeiro. A conversa teve como objetivo debater o acesso à saúde na área rural, a saúde das pessoas atingidas e as ações do Anexo 1.3 do Acordo de Reparação Judicial, que destina recursos para o fortalecimento de serviços e políticas públicas.

Reunião entre pessoas atingidas e Secretaria Municipal de Pompéu – Foto: Paulo Marques/Instituto Guaicuy

No encontro, ficou encaminhada a criação de um Comitê Misto, formado por pessoas atingidas e por representantes do poder público do município, para debater e tratar das questões de saúde das pessoas atingidas. A princípio, a proposta da secretaria é que esse grupo seja composto por cinco representantes das pessoas atingidas e dois do poder público. Os detalhes, no entanto, ainda não foram formalizados. 

Durante a reunião, membros da secretaria apresentaram dados de atendimento na zona rural e falaram sobre a limitações de profissionais e recursos. Participaram 12 pessoas atingidas, representantes de todas as Comissões de Pessoas Atingidas de Pompéu e do Quilombo Saco Barreiro. “Foi uma conquista ter reunido todo mundo de Pompéu lá. As demandas de saúde são muitas e são complexas”, avalia a coordenadora regional do Instituto Guaicuy em Curvelo e Pompéu, Enya Barros. 

Transparência

As pessoas atingidas puderam falar sobre diversas demandas, como a importância da transparência no uso dos recursos do Anexo 1.3. Na divisão feita pelas Instituições de Justiça, a cidade de Pompéu deve receber R$ 79,2 milhões para projetos de fortalecimento do serviço público. 

Também ficou encaminhada a realização de um novo encontro para tratar da saúde das pessoas atingidas, ainda sem data marcada. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!