Instituto Guaicuy

Podcast: o Coronavírus e as questões sanitárias

1 de maio, 2020, por Comunicação Guaicuy

A crise mundial de saúde pública, que se instaurou com a proliferação da doença provocada pelo Coronavírus, escancara uma deficiência que enfrentamos no Brasil: o acesso ao saneamento básico. Os serviços de distribuição de água e tratamento do esgoto por aqui não atendem a todos os brasileiros, deixando regiões mais vulneráveis não só ao vírus, como a outras doenças.

Segundo o Instituto Trata Brasil, mais de 83% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada. Parece muito, mas essa porcentagem deixa de lado quase 35 milhões de pessoas sem poder contar com um serviço básico e necessário para prevenção ao COVID-19. Já com relação ao esgoto, o número também é mais alarmante. Apenas 46% dos esgotos do país recebem tratamento adequado.

O convidado do programa 7 do podcast Momento Rio das Velhas é justamente o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, que é médico, mestre em Epidemiologia e doutor em Pediatria Social, além de ser professor na Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo ele, a pandemia está jogando holofotes nas várias crises dos nossos serviços públicos, que atingem, principalmente, a população mais pobre.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!