Instituto Guaicuy

Pessoas atingidas organizam manifestação na sexta (19) em frente ao escritório da FGV em Felixlândia

15 de abril, 2024, por Laura Garcia

Luta é pelo acesso ao PTR

Nesta sexta-feira, 19 de abril, será realizada uma manifestação das pessoas atingidas da região da Represa de Três Marias em frente ao escritório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no centro de Felixlândia. A manifestação, que começa às 8h, foi organizada pelas pessoas atingidas em um grupo de WhatsApp e reivindica, segundo áudio divulgado pelos organizadores, o direito das pessoas atingidas acessarem o Programa de Transferência de Renda (PTR). 

Às 10 horas, deverá acontecer uma reunião entre manifestantes e representantes da FGV, conforme solicitado pelas pessoas atingidas através de ofício encaminhado pelo Instituto Guaicuy, que atua como Assessoria Técnica Independente na região. As pessoas atingidas também reivindicaram a presença da diretoria ou da coordenação do PTR nessa reunião. 

Entre as pautas propostas estão: o tempo de espera pelos pagamentos das pessoas com os cadastros já aprovados e a dificuldade para reunir a documentação exigida . As pessoas atingidas manifestantes pedem que a FGV aceite os contratos imobiliários sem autenticação em cartório e as certidões de união estável. Outro problema apontado é que crianças e adolescentes cujos pais têm união estável estão tendo mais dificuldade para ingresso no Programa. 

A equipe do Instituto Guaicuy vai acompanhar a reunião, conforme solicitado pelos organizadores 

Serviço

O quê: Manifestação pelo acesso ao PTR

Quando: Sexta-feira, 19 de abril, às 8h

Onde: Em frente ao escritório da FGV (Praça do Santuário, 175 B, Centro, Felixlândia)

Sobre o PTR

A FGV foi escolhida pelas Instituições de Justiça (IJs) para administrar o PTR. Definido no Anexo 1.2 do Acordo Judicial de Reparação, o PTR prevê um pagamento mensal às pessoas atingidas que se enquadrem nos critérios. Ao todo, são destinados R$4,4 bilhões para o PTR, que atende pessoas de toda a bacia, desde Brumadinho até Três Marias. 

 

Imagem: Pedro Lavigne/Instituto Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!