Instituto Guaicuy

Por atuação em defesa do meio ambiente, assessor do Guaicuy recebeu Medalha da Inconfidência

25 de abril, 2024, por Comunicação Guaicuy

Pedro Andrade foi um dos agraciados com a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais

 

O conselheiro do Instituto Guaicuy e coordenador do Núcleo de Direito Ambiental do Projeto Manuelzão, Pedro Andrade, recebeu a Medalha da Inconfidência no último domingo, 21, na tradicional cerimônia realizada em Ouro Preto no feriado da Inconfidência. Andrade foi reconhecido com a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais em função de sua atuação em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

Além do trabalho junto ao Instituto Guaicuy e ao Projeto Manuelzão, o advogado assessora outras organizações e movimentos sociais, como o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). Andrade também é membro do Conselho Consultivo do Programa Estadual de Defensores de Direitos Humanos, representando a divisão de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap).

“Fico muito feliz pela nomeação para recebimento da Medalha da Inconfidência, não somente por mim, mas por todos os que atuam na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Atualmente vivemos um momento crítico no Brasil, com enorme perseguição e ameaças a defensores de direitos humanos e ambientalistas”, avaliou Andrade.

“A nomeação de um advogado popular, pelo Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, significa o reconhecimento da atuação jurídica na defesa de pessoas perseguidas e das comunidades atingidas por grandes empreendimentos”, completou.

No Manuelzão, Pedro Andrade coordena o projeto Empoderamento Jurídico, uma parceira com a Divisão de Assistência Jurídica (DAJ) da Faculdade de Direito da UFMG.

O objetivo é fornecer orientação e assistência jurídica para comunidades que estejam em áreas impactadas por grandes empreendimentos, em especial, os minerários. O projeto procura orientar populações atingidas ou vulneráveis sobre seus próprios direitos, a partir da capacitação e assessoramento das comunidades quanto à legislação ambiental brasileira e aos protocolos de consulta prévia, livre e informada.

O trabalho é realizado junto a comunidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Quadrilátero das Águas (Alto do Rio das Velhas), na Zona da Mata Mineira e no Médio Espinhaço.

Neste ano, 171 pessoas foram agraciadas com a honraria. A cerimônia também incluiu uma homenagem especial à poeta Bárbara Heliodora (1759-1819), heroína da Inconfidência Mineira. Foi transportada uma porção de terra do seu túmulo em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, até o Museu da Inconfidência em Ouro Preto. Lá, a terra foi depositada no Panteão dos Inconfidentes.

 

Matéria do Projeto Manuelzão

Imagem do banner: Guilherme Bergamini/ALMG

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!