Neste domingo (31/07), o Instituto Guaicuy apresentou proposta para ser a entidade responsável pela Assessoria Técnica Independente em Itabira e assessorar as pessoas afetadas pelas obras do Sistema Pontal da Vale. A exposição aconteceu durante reunião convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais com as pessoas atingidas da região.
Com as obras de descomissionamento e o aumento no risco de segurança do Sistema Pontal, em fevereiro de 2022, o Ministério Público fez um chamamento público para definição de uma Assessoria Técnica Independente (ATI) para a região, com o objetivo de que uma delas assessore as pessoas atingidas em busca da reparação integral dos danos sofridos em decorrência das obras. Poderão participar moradores dos bairros de Nova Vista, Bela Vista, Jardim das Oliveiras e Praia.
Na reunião de apresentação, estiveram presentes representantes da Fundação IPEAD, Fundação Israel Pinheiro e do Instituto Guaicuy, as três organizações sem fins lucrativos que foram credenciadas ao processo. Segundo o Ministério Público, a data da votação será definida e divulgada nos próximos dias, assim como os locais de votação.
O que você achou deste conteúdo?