O Instituto Guaicuy, em conjunto com as demais Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), listou 169 danos causados pelo desastre-crime da Vale às pessoas atingidas do Rio Paraopeba, Represa de Três Marias e Rio São Francisco. O levantamento de danos pode ser útil para definir as indenizações individuais das pessoas que foram prejudicadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
Clique aqui para acessar o resumo dos 169 danos listados
A listagem foi entregue às Instituições de Justiça (IJs) em junho de 2022, após rodadas de apresentação e validação junto às pessoas atingidas. Agora, com o avanço da discussão sobre a resolução coletiva das indenizações individuais, o documento poderá ser utilizado pelas IJs. Em audiência realizada no dia 2 de maio, o juiz Murilo Silvio de Abreu definiu que as IJs entreguem, até 16 de maio, uma lista do que consideram ser os danos sofridos pelas pessoas atingidas.
A lista preparada pelas ATIs em 2022 é dividida em eixos. São eles:
Cada eixo traz, também, uma categoria específica, a descrição simples e a descrição completa dos danos.
Por exemplo, o Dano 115 faz parte do eixo “danos imateriais às relações com meio ambiente, comunitárias e territoriais” e da categoria específica “alterações do modo de vida e das relações comunitárias”. Sua descrição simples é “Relações familiares. Começou a ter conflitos com familiares ou piorou a relação com familiares por causa do rompimento”.
A descrição completa é “Refere-se aos danos decorrentes do surgimento ou agravamento de conflitos intrafamiliares em função de falecimento, do distanciamento, da mudança de hábitos e costumes, violência doméstica, disputa de guarda de crianças e adolescentes órfãos em razão do rompimento ou de disputas relativas aos processos de reparação, entre outros”.
As descrições completas dos danos foram feitas pelas três ATIs (Aedas, Nacab e Guaicuy), porém as descrições simples foram elaboradas exclusivamente pelo Guaicuy, com a intenção de facilitar o entendimento dos danos.
Clique aqui para acessar o documento entregue às IJs
Imagem de Gia Dias/Guaicuy
O que você achou deste conteúdo?