Instituto Guaicuy

Qual o papel da Assessoria Técnica Independente?

8 de dezembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Quando a barragem da Vale se rompeu em Brumadinho, 270 pessoas morreram e 11 estão desaparecidas. A lama desceu o Paraopeba e alterou todo o sistema ecológico, econômico e social. Milhares de pessoas, de Brumadinho à Três Marias passaram a sofrer diversos tipos de perdas e prejuízos.

Cada uma destas pessoas tem o direito de ser reparada integralmente pelos prejuízos. Buscando a reparação integral as Instituições de Justiça iniciaram uma disputa judicial. E sabendo que do outro lado estava uma das maiores empresas do mundo, as pessoas atingidas lutaram pelo direito de serem assessoradas por instituições técnicas, independentes e sem fins lucrativos.

Hoje existem três ATIs na Bacia do Rio Paraopeba e Região de Três Marias: o Guaicuy, a Aedas e o Nacab.

As ATIs trabalham para que as pessoas atingidas tenham informação sobre seus direitos, entendam cada movimento do processo judicial, contem com estudos técnicos independentes para melhor entender, mensurar e valorar os prejuízos sofridos. E construam as propostas da melhor maneira de serem reparadas.

Essas informações são sistematizadas em documentos e levadas ao Ministério Público e Defensoria Pública, para que possam representar e defender as pessoas atingidas perante o juízo.

Assista o vídeo abaixo e saiba quem é quem no processo judicial.

No vídeo a seguir, Carla Wstane, Integrante da diretoria do Instituto Guiacuy, fala sobre a atuação do Instituto como ATI.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!