Instituto Guaicuy

Relatório apresentado na ONU critica postura do Governo e de mineradoras

22 de setembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Nesta segunda-feira (21), durante a 45ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi apresentado o relatório sobre as implicações para os direitos humanos da gestão e destinação ambientalmente saudáveis de substâncias e resíduos perigosos, elaborado por Baskut Tuncak, após visita oficial ao Brasil realizada em dezembro de 2019. Tuncak concluiu seu mandato e o informe foi apresentado pelo novo relator, Marcos Orellana.

No documento, Tuncak cobra do governo brasileiro responsabilidade em relação ao rompimento da barragem e afirma que “embora o desastre de Brumadinho tenha sido tecnicamente causado por instabilidade estrutural e liquefação, a verdadeira causa está na notável falta de fiscalização do governo e na conduta criminosa e imprudente da Vale”.

O relator da ONU critica a falta de condenação de executivos da Vale, BHP ou Samarco, o que avalia como “uma caricatura de justiça que sugere que alguns no Brasil estão de fato acima da lei”.

Além das questões vinculadas à mineração e ao rompimento das barragens da Vale, o relatório também apresenta informações preocupantes em relação ao uso de agrotóxico, aos direitos trabalhistas, ao assassinato e ameaças de defensores de direitos humanos, entre outros. “O Brasil está em um estado de profunda regressão dos princípios, leis e padrões de direitos humanos, em violação ao direito internacional”, sintetiza o documento. O contexto brasileiro durante a pandemia de Covid-19 também aparece no relatório, mencionando que a destruição ambiental aumenta o risco de novas doenças que podem evoluir para outra pandemia global.

Falhas do Governo

Ao longo do relatório, os rompimentos das barragens da Vale em Mariana e em Brumadinho são mencionados diversas vezes. O documento define como “espantoso” que um desastre envolvendo a mesma empresa Vale, no mesmo estado de Minas Gerais, acontecesse apenas quatro anos após a “ruptura catastrófica” da barragem em Mariana. Na sequência, critica o governo: “Em vez de apertar os controles sobre as indústrias extrativas após o desastre de Mariana, o governo brasileiro inexplicavelmente acelerou o licenciamento e falhou em garantir o monitoramento e a supervisão adequados das operações”.

Além das 270 mortes causadas pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, o relator da ONU demonstra preocupação em relação aos efeitos latentes à saúde que podem se manifestar ao longo do tempo devido à exposição a elementos tóxicos na lama.

O risco de rompimento de outras barragens de rejeitos de mineração é lembrado pelo relator, que cita que, em 2017, 45 barragens foram classificados como mais vulneráveis e quase 1.800 barragens estão em alto ou moderado risco de ruptura. A Vale possui 124 barragens de minério de ferro registradas no Brasil, 41 das quais são barragens de rejeitos e 82% estão em Minas Gerais.

Negligência da Vale e falta de informações

No relatório de Baskut Tuncak é mencionada a investigação do Congresso que revelou evidências de que o CEO da Vale foi informado por e-mail semanas antes do incidente que a barragem estava em seus limites. O documento lembra que o caso de Mariana aconteceu de forma parecida, quando engenheiros alertaram BHP, Vale e Samarco sobre a instabilidade seis meses antes do rompimento.  

A falta de informações na indústria extrativa é outro ponto crítico que aparece no relatório apresentado na ONU, com destaque para as operações da mineração. “Foram disponibilizadas informações inadequadas sobre a toxicidade dos resíduos após o desastre de Mariana, as empresas insistiram que não eram tóxicos e rejeitaram os avisos de precaução”, lembra. 

Recomendações do relatório

O relator recomenda ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que seja aberto um inquérito internacional sobre a situação de direitos humanos no Brasil, com foco em questões ambientais, de saúde pública, direitos do trabalhador e defensores de direitos humanos. 

“Crimes corporativos contra trabalhadores e comunidades são perpetrados com impunidade, e os direitos à informação e participação diminuídos drasticamente. Várias decisões judiciais e parlamentares não são implementadas quando são desfavoráveis aos interesses privados. A retórica inflamatória, a rejeição da sustentabilidade e o fracasso em processar gerou outra epidemia, uma de intimidação, ataques e assassinato de defensores dos direitos humanos”, afirma.

Entre as recomendações ao Governo, está a implementação de reformas necessárias para garantir que os executivos sejam responsabilizados por crimes ambientais, “incluindo Vale, BHP Billiton, Samarco, Tuv Sud e outras empresas relacionadas por sua inércia que levou aos desastres de Brumadinho e Mariana”.

A preocupação em relação a Fundação Renova, fundada pelas mineradoras para conduzir a reparação das vítimas do Rio Doce, também aparece no documento, com recomendação para que seja reformada a estrutura de governança para substituir a influência da Vale, BHP e Samarco por especialistas independentes.

Leia o relatório da íntegra [em inglês].

Saiba mais:

Clique aqui para ver avanços do processo coletivo: relatório preliminar de danos.

Leia: Relatório do Guaicuy aponta violações de direitos que perduram 20 meses após desastre da Vale.

Saiba mais sobre a petição que pede condenação parcial da Vale por parte dos danos.

Acesse para acompanhar o andamento do processo e dos trabalhos da ATI.

Relembre: principais atores e responsabilidades de cada um no processo judicial.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!