Instituto Guaicuy

CBH Velhas lança campanha para colocar recuperação do Rio das Velhas de volta na agenda político-institucional

11 de maio, 2022, por Comunicação Guaicuy

Ronald Guerra, vice-presidente do Instituto Guaicuy e conselheiro do CBH Velhas, defende envolvimento de municípios e do governo de MG na revitalização do Rio e seus afluentes

Destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas e visibilizar a necessidade de incorporar a revitalização do Rio na agenda político-institucional mineira são alguns dos objetivos da campanhaRio das Velhas Eu Faço Parte”, encabeçada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. A ideia é incentivar que movimentos socioambientais, pessoas e comunidades mostrem ao mundo que fazem parte da Bacia do Velhas e estão comprometidos com a sua recuperação. 

De Ouro Preto à Várzea da Palma, da Nascente ao Rio São Francisco, o Rio das Velhas é feito por gente que se importa e que luta para a revitalização de suas águas e de seus afluentes. A campanha é uma convocação para que a recuperação do Rio seja feita para além dos limites municipais e geográficos e leve em consideração a noção difusa de bacias. Essa meta é fortalecida pelo trabalho ativo dos sub-comitês que ajudam com que a gestão das águas da Bacia do Velhas ocorra de maneira descentralizada, democrática e plural. 

“Muitas vezes as políticas municipais têm um olhar do território do município e esquecem de enxergar a integração das bacias e ser muito além, do território municipal, então eu acho que é o momento da gente abrir muito o leque e começar a fazer uma campanha muito maior, com envolvimentos dos 51 municípios e do governo de estado no sentido da revitalização e de todas essas questões relacionadas ao saneamento, segurança hídrica e à segurança de barragens também, defendeu Ronald Guerra, vice-presidente do Instituto Guaicuy e conselheiro do CBH Velhas e no podcast “Momento Rio das Velhas”

Veja aqui o Manifesto do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas

Desafios da campanha

Revitalização 

Há mais de 20 anos, o Projeto Manuelzão colocou em destaque o lema de Nadar, pescar e navegar no Velhas. Esses objetivos conseguiram grande projeção nacional e importantes conquistas foram alcançadas com a Meta 2010 e a Meta 2014, principalmente nas alturas do baixo e do médio Rio das Velhas. Hoje, a campanha “Rio das Velhas Eu Faço Parte” quer fazer com que a recuperação do rio e de todos os seus afluentes volte a ser uma prioridade das agendas políticas e institucionais. 

Segurança de barragens

Rompimentos de barragens ameaçam a vida das pessoas, o equilíbrio das dinâmicas ambientais e a segurança hídrica da população. No Alto Rio das Velhas –  de onde vem a água que abastece 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte – duas barragens com risco iminente de rompimento ameaçam a segurança dos mineiros. 

Saneamento para todos

Dentre os 21 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas não possuem coleta ou tratamento de esgoto. Além disso, 33% dos municípios não possuem destinação adequada para os resíduos sólidos e ainda utilizam os  lixões para isso.  

Pela segurança hídrica na Bacia

Em todo país,a sub-bacia hidrográfica do Rio das Velhas ficou em 7º lugar na perda de superfície de água, com uma diminuição aproximada de 40%.  A diminuição da vazão do rio ameaça todo o abastecimento de água da Região Metropolitana de Minas Gerais. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!