Instituto Guaicuy

Rompimento da barragem da Vale em Brumadinho: impactos socioambientais na Bacia do Rio Paraopeba

27 de agosto, 2020, por Comunicação Guaicuy

O novo volume da revista “Ciência e Cultura”, publicação da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), traz um artigo de Marcus Vinicius Polignano, coordenador do Projeto Manuelzão e Rodrigo Lemos, coordenador de análise ambiental do Instituto Guaicuy. O trabalho debate questões relacionadas aos impactos ambientais do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019.

Na publicação, Polignano e Lemos apresentam uma abordagem ecossistêmica e transdisciplinar do colapso da estrutura minerária. Discutem também as consequências ambientais, sociais, econômicas e na saúde das comunidades atingidas pelo rompimento, com foco na bacia do rio Paraopeba.

Como apontam Polignano e Lemos, o rompimento da barragem agravou e intensificou um processo de degradação ambiental que já ocorria na bacia do rio Paraopeba e que tem comprometido a qualidade e a quantidade das águas. O rio Paraopeba é um dos mais importantes tributários do rio São Francisco, com aproximadamente 510 quilômetros de extensão, desde a nascente até a foz, no lago da represa de Três Marias.

“É fundamental compreender que um desastre dessa dimensão não pode ser mensurado apenas pelos danos locais, dados pontuais e temáticos. O impacto gerado pelo rompimento da barragem da empresa Vale é complexo e dinâmico, pois interfere de forma sistêmica e sinérgica ao mesmo tempo em relações ambientais, sociais e econômicas ao longo de toda a bacia do rio Paraopeba. O impacto global é bem maior e mais complexo que a simples soma das partes”, argumentam os autores na publicação.

O volume 72 da Revista Ciência e Cultura é um dossiê sobre Brumadinho e compila artigos inéditos de mais de 20 pesquisadores brasileiros que versam sobre os impactos socioambientais do desastre.

Leia o artigo na íntegra através desse link. O volume 72 da Revista Ciência e Cultura da SBPC pode ser acessada aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!