Instituto Guaicuy

Rompimento da barragem de rejeitos da Vale completa 3 anos

25 de janeiro, 2022, por Guaicuy

Comunidades atingidas pelo rompimento da barragem estão em constante mobilização na busca por direitos

Um dos maiores desastres-crimes ambientais do Brasil completa 3 anos em 25 de janeiro de 2022. O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho provocou a morte de 272 pessoas, sendo que seis continuam desaparecidas. Foram 26 municípios atingidos na Bacia do Paraopeba, de Brumadinho a Três Marias.

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Desde o rompimento, as comunidades atingidas têm se organizado como uma importante frente de mobilização no processo de reparação e na luta pela garantia de direitos. Uma das conquistas foi o direito à Assessoria Técnica Independente (ATI), para acompanhar as cinco regiões da bacia do Rio Paraopeba e do lago de Três Marias. As entidades foram eleitas em julho de 2019 pelas pessoas atingidas, para garantir a participação informada no processo judicial.

A diretora de projetos do Guaicuy, escolhido das regiões 4 e 5, Carla Wstane, afirma que o papel do instituto é complexo em todo o processo. “O maior desafio é a construção contínua de autonomia, com escuta próxima e acolhedora, que entenda as particularidades de cada comunidade atendida pelo Guaicuy. A mobilização social para a garantia dos direitos violados nos dá condições de identificar os danos para que possamos consolidar as ações necessárias”, afirma.

O acordo

Desde a assinatura do acordo, em fevereiro de 2021 entre Vale, Estado de MG e Instituições de Justiça, os anexos 1.1, 1.2 (PTR) e 1.3 definidos para os Projetos de Reparação Socioeconômica, trouxeram novos caminhos no andamento do processo de reparação dos danos coletivos.

“O Acordo, mesmo com nossas críticas sobre a não participação das pessoas atingidas no processo, trouxe avanços com o Programa de Transferência de Renda (PTR), que agora reconhece a área 5 como atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho”, pontua Carla.

O que o Guaicuy tem feito junto às pessoas atingidas?

Desde o início da atuação do Guaicuy nos territórios atingidos, há um intenso trabalho junto das comunidades: reivindicação de direitos das pessoas atingidas, análises da água e do solo, acolhimentos, pesquisas, mobilização, formação e participação, dentre muitas outras atividades. “Consolidar essa estrutura de trabalho vem nos tornando cada vez mais aptos para prestar uma assessoria técnica independente que garanta a participação informada junto às comunidades”, avalia a diretora.

Foto: Instituto Guaicuy

Desafios e Perspectivas

A expectativa para 2022 é uma atuação cada vez mais conjunta de toda a bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias em diferentes frentes: Anexos, Matriz de Danos e medidas emergenciais que ajudem a mitigar os danos.

“É importante construir um modelo de governança de toda a bacia, acompanhar e apoiar as pautas dos Anexos do Acordo e consolidar a Matriz de Danos com as pessoas atingidas, que deve ser apropriada por elas enquanto ferramenta de luta”, reforça a diretora.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!