No Dia do Pescador, o Guaicuy traz informações sobre a Audiência Pública que ocorreu na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (27/06). A reunião discutiu temas importantes que afetam a vida de quem trabalha com a pesca, como tantos profissionais da Bacia do Paraopeba e da Represa de Três Marias, territórios que têm comunidades assessoradas pelo Guaicuy.
Além das dificuldades encontradas nos procedimentos e prazos para manutenção das licenças da profissão, foram debatidas as Portarias 872 (que determinou a suspensão das licenças de mais de 12 mil pescadores profissionais) e a 148, que inclui o surubim e o pacamã (ou pacamão) na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Durante a audiência, alguns pescadores e representantes de entidades da classe reivindicaram participação nas tomadas de decisão. Para isso, pediram que sejam levados em conta os saberes tradicionais e culturais e as especificidades de cada região.
Sr. Norberto, pescador de Três Marias assessorado pelo Guaicuy, participou da audiência e refletiu sobre o que tem impactado a saúde das águas do país:
“Quem vai acabar com as nossas águas e nossos peixes chama-se agronegócio. Agronegócio, indústria e barragem vão acabar com todas as águas do rio, acabar com os peixes e acabar com a gente também.”
Vanessa Gaudereto, mestranda em pesca e aquicultura e analista da equipe de Ciências Agrárias do Guaicuy, refletiu sobre as falhas dos sistemas de regulamentação e fiscalização da categoria:
“Sem razões, sem reais justificativas, essa portaria só traz prejuízos. Prejuízos para o estado e prejuízo para a sociedade, além de ser um desrespeito com o pescador. A maioria dos pescadores são analfabetos, e o ministério requer que eles façam um processo extremamente burocrático”.
Veja aqui a Audiência Pública na íntegra!
29 de junho, Dia da Pescadora e do Pescador
O Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro desta que é uma das profissões mais antigas do mundo. E nesse dia tão importante, o Instituto Guaicuy celebra as mulheres e homens que diariamente lançam suas redes nos rios e mares do Brasil, colocando alimento na mesa das pessoas, gerando renda, contribuindo com a economia e desenvolvimento local, e, sobretudo, ajudando a preservar a saúde das nossas águas.
O que você achou deste conteúdo?